FOBIA SOCIAL: INCIDÊNCIA EM ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA

Autores

  • Àlvaro Cielo Mahl
  • Loridane Meotti

Resumo

Fobia social ou transtorno de ansiedade social é caracterizado pelo medo acentuado durante situações sociais ou de desempenho. Considerado um problema de saúde mental, possui curso crônico por vezes incapacitante. A presente pesquisa teve como proposta identificar a incidência da fobia social em alunos de um curso de Psicologia, além de investigar a associação entre a fobia social e dados sociodemográficos. A pesquisa foi realizada numa universidade do extremo oeste de Santa Catarina, e contou com a participação de 132 acadêmicos. Para a realização da mesma foi utilizada a Escala de Ansiedade Social de Liebowitz (Liebowitz Social Anxiety Scale- LSAS) que consiste de um questionário que tem como objetivo determinar as interações sociais e situações de desempenho que indivíduos com fobia social temem ou evitam.  Através dos resultados obtidos foi possível averiguar maior prevalência de fobia social no começo do curso, demonstrando também que a idade é menos relevante na avaliação prognóstica em quadros de ansiedade social do que o é o tempo de vivência no curso de Psicologia (enquanto experiência indireta de autoconhecimento), uma vez que identificamos ser esta última um indicativo de regressões no quadro de ansiedade social, sugerindo que é a conscientização sobre o problema, a vivência de experiências que culminam com descobertas pessoais, que trazem mais benefícios ao sujeito.

Palavras-chave: Transtorno de Ansiedade Social. Fobia Social. Acadêmicos de Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Cielo Mahl, Àlvaro, & Meotti, L. (2015). FOBIA SOCIAL: INCIDÊNCIA EM ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8449

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)