PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EXPORTADORAS DA REGIÃO SUL: DIMENSÕES DO EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL
Resumo
As pequenas e médias empresas (PMEs) têm demonstrado papel relevante no desenvolvimento do país, especialmente, na região Sul do Brasil. Desse modo, nesta pesquisa teve-se por objetivo analisar as dimensões do empreendedorismo internacional considerando o processo de internacionalização das PMEs exportadoras do Sul do Brasil. A população compreendeu 4.853 empresas, divididas da seguinte forma: 1.352 empresas de Santa Catarina, 1.439 empresas do Paraná e 2.092 empresas do Rio Grande do Sul. A amostra se refere a 59 empresas que responderam ao instrumento de pesquisa. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e de levantamento ou survey. Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva simples. Os resultados revelam que a internacionalização é um processo que envolve diversas ações da empresa e que as dimensões do empreendedorismo internacional são características fundamentais para esse processo. Verificou-se, ainda, a influência do empreendedor no processo de internacionalização, bem como na identificação e exploração das oportunidades internacionais. Evidencia-se a importância da internacionalização para o desenvolvimento das empresas, tratada como estratégia empresarial para a melhoria de processos, produtos, gestão e aproveitamento de oportunidades internacionais. Identificaram-se diversas formas de entrada ao mercado internacional, não se restringindo às operações de exportação, somente. Todavia, a exportação é modo mais utilizado pelas PMEs da região Sul do Brasil para iniciar a internacionalização. Verificou-se que existem diferentes vertentes sobre as teorias de internacionalização, uma delas com perspectiva econômica e outra com perspectiva comportamental. O empreendedorismo internacional é citado dentro da perspectiva comportamental, considerando-se que as ações empreendedoras dependem do indivíduo empreendedor, responsável pela tomada de decisão. Dentro do empreendedorismo internacional foi possível identificar seis dimensões que influenciam na tomada de decisão do empreendedor; as oportunidades internacionais foram consideradas o “ponto de partida” para as demais dimensões, pois, a partir das oportunidades, o empreendedor tomará a decisão de empreender internacionalmente, de acordo com suas atitudes face ao risco, redes de relacionamentos, capacidade de inovar e adaptar-se, desenvolvendo vantagens competitivas. Quanto às PMEs, identificou-se a importância desse porte para a economia nacional, considerando-se que representam, aproximadamente, 70% das empresas exportadoras do país, e apesar de o volume monetário não ser tão representativo, evidencia-se a relevância de suas movimentações para a renda da população, em especial na região Sul do país, que é considerada a segunda maior região com concentração de estabelecimentos exportadores do Brasil.
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas (PMEs). Internacionalização. Empreendedorismo internacional.