EFICIÊNCIA PORTUÁRIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL: NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO VOLUNTÁRIA
Resumo
Um dos fatores cruciais para o desenvolvimento de um país é o grau de eficiência de seu sistema portuário, uma vez que estes são é considerados a porta de entrada de uma nação. Assim, analisar o quão eficiente é a estrutura portuária de um país revela suas especificidades e dificuldades, bem como aponta novas perspectivas de melhorias. Neste estudo objetivou-se analisar o nível de evidenciação voluntária em relação à eficiência portuária dos portos localizados na região Sul do Brasil e comparar com os achados das pesquisas realizadas por Sousa Júnior (2010) e Milan, Vieira e Gonçalves (2014), bem como cotejar os achados com a evidenciação voluntária do porto de Hamburgo na Alemanha. A amostra compreende 11 terminais portuários que se localizam na região Sul do Brasil e que possuem instalações e operações de contêineres e granéis sólidos, além de um porto europeu, o porto de Hamburgo na Alemanha. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa descritiva de levantamento ou survey, que com uma abordagem quantitativa, na análise utilizou-se a técnica de análise de conteúdo em sítios eletrônicos para a coleta de informações. Os achados da pesquisa corroboram parcialmente os achados de Milan, Vieira e Gonçalves (2014), uma vez que se percebe a desigualdade em relação ao nível de evidenciação voluntária quanto à eficiência portuária entre os terminais localizados na região Sul do Brasil. Destaca-se que essa disparidade informacional se mostra mais acentuada quando comparada à evidenciação de um porto europeu. Os resultados revelam, ainda, que os portos do Sul do Brasil estão em desacordo com padrões europeus de evidenciação informacional quanto à eficiência de seus terminais portuários.
Palavras-chave: Nível de evidenciação. Eficiência portuária. Portos da região Sul.