DIFERENTES OLHARES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NOS PROCESSOS DECISÓRIOS ESCOLARES
Resumo
O artigo tem como tema a participação da comunidade nos processos decisórios nas escolas públicas. Considera-se que a escola pública é uma das instituições que tem como função essencial contribuir para a transformação da realidade social, proporcionando condições aos que nela atuam de desenvolver o senso crítico por meio da reflexão, para que possam agir de forma consciente, exercendo sua plena cidadania. Assim, nesta pesquisa se objetivou analisar as dificuldades encontradas pelos gestores das escolas em alcançar, de maneira mais efetiva, a participação das famílias nos assuntos referentes à escola. Metodologicamente, baseou-se em estudos bibliográficos (em periódicos e sites especializados) e em dados empíricos obtidos por meio de questionários aplicados em duas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina. Foram sujeitos da pesquisa sete professores, dois gestores e dezoito pais de estudantes. Como resultados, apresenta-se que a participação da comunidade na escola, como todo processo democrático, é um caminho que se faz ao caminhar, o que não elimina a necessidade de se refletir a respeito dos obstáculos que a realidade apresenta. Assim, os dados analisados mostram visões e atitudes diferentes de gestores e concepções semelhantes de pais. A conclusão da pesquisa revela desafios na gestão democrática, e as principais causas alegadas para a impossibilidade dela se referem às condições de vida e à falta de interesse dos pais.
Palavras-chave: Participação. Processos decisórios. Ambiente escolar.