RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE VARGEÃO, SC
Resumo
O artigo aborda a importância das relações interpessoais entre professores e alunos no ambiente escolar, buscando detectar como se estabelecem essas relações entre os sujeitos estudados. Assim, na pesquisa teve-se por objetivo verificar quais são os fatores que permeiam as relações interpessoais entre professor e aluno em uma escola estadual, localizada em Vargeão, SC. A metodologia foi baseada em questionários, contendo 10 questões abertas e fechadas, envolvendo as turmas do 8º ano vespertino do ensino fundamental e o 2º ano matutino do ensino médio, além de cinco professoras, com aplicação de dois questionários distintos (um para aluno e outro para professor). Os resultados apontaram diferenças significativas nas respostas dos questionados e também similaridades, pelo que se comprova como ocorrem, de fato, as relações interpessoais. Com isso, a pesquisa revela que, diante de acontecimentos negativos nas relações interpessoais em sala de aula, as professoras questionadas buscam maneiras de contornar a situação, porque veem a necessidade das boas relações para o ensino-aprendizagem. Em contrapartida, quanto ao posicionamento de buscar melhorias nessas relações, é passada para os alunos parte da responsabilidade; com isso, a maioria dos alunos revelou-se insatisfeita, mas, mesmo diante da insatisfação, poucos procuram mudar tal situação. Concluiu-se que o empenho de todos os envolvidos no processo das relações interpessoais é um condicionante que possibilita melhoria, além de qualidades essenciais dos sujeitos nas relações humanas – cita-se, nesse sentido, aspectos como respeito e diálogo. Além disso, o contato social nesse meio contribui para um melhor desenvolvimento da aprendizagem, favorecendo uma maior construção social e intelectual.
Palavras-chave: Professor. Aluno. Relações interpessoais. Ensino-aprendizagem.