A GESTÃO DA ESCOLA DIANTE DO USO DE TECNOLOGIAS PELOS ESTUDANTES E PELA PRÓPRIA ESCOLA

Autores

  • Sonia Marta Alberici Universidade do Oeste de Santa Catarina -Unoesc Xanxerê
  • Marta Casonatto Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Xanxerê.
  • Ana Paula Ribak Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Xanxerê.

Resumo

Este artigo compreende um recorte temático a respeito da organização da gestão escolar diante do uso de tecnologias pelos estudantes e pela própria escola. Nesse sentido, na investigação objetivou-se analisar as escolas que reconhecem, incentivam, promovem e adotam recursos tecnológicos no processo educativo e quais estratégias de gestão são utilizadas pelos seus gestores para o enfrentamento de problemas surgidos no campo da prática. Metodologicamente, compreendeu uma pesquisa de campo em duas escolas de educação básica da região Oeste de Santa Catarina, sendo sujeitos da pesquisa os gestores, três professores e 11 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de cada uma das escolas. A coleta de dados permitiu uma análise detalhada sobre o que pensam os sujeitos da pesquisa a respeito da gestão da escola diante do uso de tecnologias pelos estudantes e pela própria escola. Os resultados apontam que as tecnologias ainda são atravessadas por barreiras que implicam, principalmente, a atuação docente. Concluiu-se, ao retomar a questão central, que a escola prepara para ler símbolos, palavras e frases em textos escritos, sem a consideração de outras imagens, linguagens de diferentes suportes tecnológicos presentes na realidade atual e, principalmente, sem a preparação para a abundância de novidades impostas pelo mercado. Os meios tecnológicos e seus numerosos produtos chegam até os discentes de forma direta e imediata, sem a influência de mediadores como agentes educativos no processo de ensino- aprendizagem. Assim, a utilização continuada das tecnologias requer preparo para enfrentar as dificuldades presentes no cotidiano escolar.

Palavras-chave: Tecnologias. Escola de Ensino Fundamental. Recursos didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Marta Alberici, Universidade do Oeste de Santa Catarina -Unoesc Xanxerê

Professora das Licenciaturas

Marta Casonatto, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Xanxerê.

Graduanda do curso de Ciências Biológicas.

Ana Paula Ribak, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Xanxerê.

Graduanda do curso de Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Alberici, S. M., Casonatto, M., & Ribak, A. P. (2015). A GESTÃO DA ESCOLA DIANTE DO USO DE TECNOLOGIAS PELOS ESTUDANTES E PELA PRÓPRIA ESCOLA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7966

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino