PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Ailton Dias Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Paulo Cesar Speorin Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Atualmente, vivencia-se a inserção tecnológica no âmbito da profissão contábil, que vem sofrendo transformações pela implementação de novos instrumentos computacionais e de comunicação. Dessa forma, com os avanços tecnológicos e a chegada da certificação digital, os Fiscos Federal, Estadual e Municipal criaram o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Esse Sistema tem por objetivo o envio de informações tributárias e fiscais de forma segura e rápida aos órgãos fiscalizadores. Nesse cenário, buscou-se aferir a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior privada em relação à implementação do SPED. A população do estudo é composta por 137 acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior privada do Oeste de Santa Catarina, sendo a amostra contemplada por 46 acadêmicos que responderam ao instrumento de pesquisa. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa descritiva de levantamento ou survey com uma abordagem quantitativa dos dados coletas. O questionário composto de 10 asseverações fechadas foi elaborado com base nas pesquisas realizadas por Silva (2012) e Campos (2013), aplicado presencialmente durante o mês de maio de 2015. Os dados foram analisados a partir da análise descritiva simples com métodos univariados. Em consonância com a percepção dos acadêmicos analisados, os resultados encontrados corroboram os achados de Silva (2012) e Campos (2013). Os acadêmicos analisados possuem experiência na área, entretanto, ainda necessitam de um treinamento específico em relação aos conceitos completos do SPED, como: EFD PIS/Cofins, ECD e o recém-criado E-social. Entretanto, os acadêmicos demonstram que têm buscado estratégias para se adequarem às exigências desse Sistema ao realizarem treinamentos e participarem de palestras, congressos e seminários. Essas iniciativas podem fortalecer a perspectiva da educação continuada entre os profissionais da área, que a partir da utilização do SPED, em conjunto com tais estratégias, podem conquistar a valorização da área Contábil.

Palavras-chave: Sistema Público de Escrituração Digital. SPED. Percepção dos discentes. Instituição de ensino superior privada. 

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Biografia do Autor

Ailton Dias, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Doutoranda em Administração pela UNIVALI e professora do departamento de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Paulo Cesar Speorin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Dias, A., Nascimento, S., & Speorin, P. C. (2015). PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7963

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

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