RELAÇÃO ENTRE O CAPITAL HUMANO E O DESEMPENHO EM EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DO OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
Nas pesquisas sobre administração estratégica das organizações, um dos temas mais recorrentes é o estudo do desempenho, seja medido de maneira objetiva ou subjetiva, com dados reais ou a partir de percepções, respectivamente. Vários têm sido os determinantes abordados e, na atualidade, como consequência do crescente valor que possui o conhecimento, vêm ganhando importância os ativos intangíveis. Entre eles, o capital intelectual tornou-se um dos mais relevantes nos estudos do desempenho por ser fonte de vantagens competitivas (CURADO; BONTIS, 2007). A valorização do ser humano enquanto detentor do conhecimento é um recurso fundamental desta era econômica. Diante de tais condições, as organizações tiveram a necessidade de dispor de ferramentas adequadas para medir o valor de seus recursos intangíveis. Toda organização possui seu capital humano, mas o êxito empresarial passa também por outros condicionantes, entre os quais se destacam suas capacidades dinâmicas e a orientação empreendedora. Sem dúvidas, a capacidade de absorção de conhecimento, ou seja, a “[...] capacidade de uma empresa em reconhecer o valor da informação nova, externa, assimilá-la e aplicá-la para fins comerciais é fundamental para suas capacidades inovadoras” (COHEN; LEVINTHAL, 1990, p. 128) e constitui um dos pilares do sucesso. No entanto, esse conhecimento precisa ser estocado em um sistema eficiente e eficaz que possibilite sua recuperação e uso pelos membros das equipes de trabalho. Isso implica um mecanismo básico ou um microprocesso das capacidades dinâmicas, que se conhece como sistema de memória transacional (ARGOTE; REN, 2012). Outra característica relevante que atua na consolidação das vantagens competitivas e na obtenção de melhores desempenhos, é a orientação empreendedora que a organização manifeste. Nessa pesquisa, teve-se por objetivo geral analisar as associações que existem entre o capital humano (CH), o sistema de memória transacional (TMS), a orientação empreendedora (OE) e o desempenho organizacional (DO) em empresas prestadoras de serviços contábeis do Oeste de Santa Catarina. A pesquisa de cunho descritivo, com auxílio de uma abordagem quantitativa, será uma pesquisa survey, em que será aplicado um questionário para aferir a percepção dos respondentes. Destaca-se que o estudo está em andamento, pois é fruto do Edital n. 11/2015 do Programa de Bolsas Universitárias (Uniedu) de Santa Catarina e tem como prazo de conclusão março de 2016. O estudo demonstra sua relevância ao buscar novas evidências empíricas a respeito das relações entre os construtos analisados. Sua consecução, além de original para as organizações foco da pesquisa, possui proeminência prática para a melhoria do funcionamento das empresas prestadoras de serviços contábeis catarinenses. Por outro lado, as proposições de articulações teóricas, ainda pouco trabalhadas em estudos empíricos da realidade brasileira, justificam o interesse acadêmico.
Palavras-chave: Capital intelectual. Memória transacional. Prestadoras de serviços contábeis.