ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) DOS DISCENTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Resumo
Na área da Educação Física, os dados antropométricos têm um importante papel em fornecer respostas necessárias à elaboração de um correto programa de atividade física. Em outras palavras, para que uma atividade física atinja o objetivo que pretende, e é preciso que seja benéfica ao praticante, faz-se necessária uma avaliação física voltada ao objetivo individual, com variáveis que forneçam dados importantes na elaboração e reajuste dos programas de atividade física, lembrando que no ambiente escolar o objetivo não deve ser o de prescrever algum treinamento físico, mas o de se ter uma gama de dados que possa auxiliar o professor de Educação Física no planejamento de suas atividades, relacionando-as com o currículo escolar. Os problemas de sobrepeso e obesidade têm afetado as relações interpessoais em nossa sociedade. O que preocupa os especialistas da área é o aumento da porcentagem de crianças que estão em um nível de obesidade avançada. Por esses fatos, neste estudo de campo, descritivo, buscou-se durante o processo de intervenção do PIBID, analisar o IMC dos 86 discentes de 12 a 14 anos de idade, de ambos os sexos da Escola de Educação Básica Antônio Morandini, do Município de Chapecó, SC. Os instrumentos utilizados foram balança G-tech, estadiômetro WCS e fórmula para o cálculo do IMC; o protocolo utilizado foi o do manual de testes do PROESP-Br.
Palavras-chave: IMC. Educação Física escolar. Sedentarismo.