O IDOSO ASILADO

Autores

  • Michele Gaboardi Lucas UNOESC
  • Beatriz Kirchner Acadêmica do curso de Psicologia da Unoesc Chapecó
  • Naiane Molon Acadêmica do curso de psicologia da UNOESC Chapecó
  • Lãna Clara M. Werlang Acadêmica do curso de psicologia da UNOESC Chapecó

Resumo

Abordou-se no Componente Curricular Estágio Básico III o tema idoso asilado, com o objetivo e compromisso de estudar os idosos e suas relações e entender seus papéis na sociedade e nos ciclos vitais familiares. Os idosos observados encontram-se no ciclo vital tardio e enfrentam diariamente mudanças ocasionadas por vários fatores, as quais, com o passar do tempo, acabam interferindo em suas vidas. No aspecto físico, há um declínio e desaceleração, inclusive na parte sexual, além da perda de elasticidade e do próprio envelhecimento; na parte cognitiva, percebe-se declínio mental, expectativa de vida mais longa, em razão da percepção temporal, tristeza por perda de entes queridos, falta de memória e isolamento. Nesse contexto, os asilos são usados muitas vezes como um recurso para suprir essas necessidades. Realizou-se um trabalho de observação em uma instituição de longa permanência no Oeste de Santa Catarina; o local é exclusivo para idosos que foram afastados de suas famílias por ordem judicial e encaminhados para o asilo para terem melhor qualidade de vida e cuidados especiais, os quais são realizados por cuidadores, enfermeiros e todo um suporte técnico realizado por funcionários da prefeitura da cidade. No asilo, observou-se que os idosos mantinham um bom convívio entre si e entre seus cuidadores, conversavam e se alimentavam juntos, participavam de atividades em grupo e rodas de chimarrão, tinham um bom convívio, visto que esta agora é considerada sua nova família. Nas observações, foi possível perceber o quanto é pesado e árduo para as pessoas passarem por essa etapa da vida e enfrentarem todas essas mudanças. Um ponto que chamou a atenção foi o medo da morte que um dos idosos demonstrou contando seus sonhos e histórias sobre o arrebatamento que o salvará de pessoas ruins, de doenças e do medo. Apesar das dificuldades apresentadas e observadas nessa instituição, ela não deixa de ser um sistema integrado e relacionado, no qual os membros integrantes buscam entre si as necessidades dos diferentes papéis constituintes de uma relação, em que o cuidado se faz necessário mais que em qualquer realidade, um ajudando o outro a se aceitar em tal condição.

Palavras-chave: Idoso. Asilo. Cuidados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, UNOESC

Psicóloga.Pós-Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mestrando no Mestrado Profissional em Administração UNOESC Chapecó.

 

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Gaboardi Lucas, M., Kirchner, B., Molon, N., & M. Werlang, L. C. (2015). O IDOSO ASILADO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7866

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)