ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE CONTORNO VIÁRIO ENTRE AS RODOVIAS SC-453, SC-150 E BR-282 ENTRE OS MUNICÍPIOS DE LUZERNA E JOAÇABA, SC

Autores

  • Gislaine Luvizão Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Thiago Luiz Lopes Cordeiro

Resumo

Os problemas relacionados ao trânsito nos Municípios de Luzerna, Joaçaba e Herval d’Oeste vêm se agravando diariamente, pois, além dos veículos de passeio, existe a circulação de grande volume de veículos de carga e ônibus no perímetro urbano, gerando filas e congestionamento. Dessa forma, a proposta do desvio do tráfego do centro das cidades por um contorno viário mostra-se interessante, ligando as rodovias SC-453, SC-150 e BR-282, proporcionando crescimento de novas áreas e melhorando a qualidade do tráfego urbano. Para verificar a viabilidade de implantação, realizou-se o estudo de tráfego nas interseções de acesso aos Municípios; em seguida, foram feitos estudos topográficos e de traçado que passaria em locais de interesse dos municípios, previamente determinados em entrevistas com as prefeituras e órgãos competentes. Os estudos de pré-lançamento de traçado permitiram a quantificação de serviços e uma posterior comparação entre eles, assim, sendo escolhido um dos traçados para os estudos hidrológicos com a delimitação das bacias de contribuição do corpo estradal. Desenvolvidas as pesquisas e análises do estudo de tráfego, foi possível verificar a viabilidade de implantação do contorno viário, a classificação dessa rodovia e os critérios mínimos de traçado; paralelamente foram desenvolvidos estudos topográficos com modelos digitais disponibilizados on-line pela Epagri. Com a utilização dos dois estudos em conjunto, foram desenvolvidos os estudos de traçados, optando em seguida pelos alinhamentos que possuíam menor movimento de solo e menor quantidade de obras de arte, ou que possibilitaram as melhores condições de desenvolvimento social, como a região próxima ao aeroporto Santa Terezinha. Escolhidos os traçados, foram avaliadas as bacias de contribuição que influenciam diretamente o corpo estradal. Ainda, foi possível verificar que somente o desvio desse tráfego não resolverá os problemas de trânsito, dessa forma, sugere-se, também, o alargamento das pistas de rolamento que ligam os dois municípios. Essas soluções trariam diversos benefícios sociais e econômicos para as duas cidades, porém, o desenvolvimento dependeria diretamente do planejamento adequado e em conjunto com os setores de engenharia e planejamento das prefeituras municipais.

Palavras-chave: Contorno viário. Tráfego. Viabilidade. Rodovias. Joaçaba. Herval d’Oeste.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Luvizão, G., & Lopes Cordeiro, T. L. (2015). ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE CONTORNO VIÁRIO ENTRE AS RODOVIAS SC-453, SC-150 E BR-282 ENTRE OS MUNICÍPIOS DE LUZERNA E JOAÇABA, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7748

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

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