ESTUDO DE MATERIAL FRESADO ORIUNDO DE VIAS PAVIMENTADAS COM REVESTIMENTO ASFÁLTICO PARA UTILIZAÇÃO COMO MATERIAL ESTABILIZANTE EM VIAS DE BAIXO VOLUME DE TRÁFEGO
Resumo
Em cidades, bairros e principalmente em vias de interior ainda existe ruas com revestimento em rocha decomposta, popularmente chamada de cascalho, sem possuir uma camada de revestimento durável e adequada ao tráfego que demanda. Além de apresentar baixa capacidade de suporte, está cada vez mais difícil de encontrar. Sem contar que essas estradas geram poeira em épocas de seca e buracos em períodos chuvosos, aumentando assim as chances de acidentes e o tempo de deslocamento, além dos riscos de danificar o automóvel. A pavimentação dessas ruas proporcionaria melhoria em muitos pontos, porém com a elevação dos valores dos materiais betuminosos não há recursos nos municípios suficiente para tanto. Pensando nisso diversos pesquisadores buscam misturas com baixo custo, para melhorar as condições das ruas sem pavimentos. Há muitos materiais sem utilidade depositados na natureza e em locais proibidos que poderiam ajudar na mistura com solo para uma melhor via urbana ou rural. Um desses materiais é o resíduo de fresagem de pavimentos de asfalto, mais conhecido como RAP (Recycled Asphalt Pavement), eles são armazenados em uma espécie de bota fora e não tem nenhuma utilidade. O objetivo dessa pesquisa é verificar o desempenho de misturas RAP e solo para o melhoramento das características de rolamento, aumentaando a resistência, prolongando a vida util e reduzindo a poeira.