AS POTENCIALIDADES DO QUEIJO COLONIAL COMO PRODUTO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG) PARA CHAPECÓ, SC

Autores

  • Silvio Santos Junior Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • José de Albuquerque Maranhão
  • Marina Charlson Baréa

Resumo

Uma Identificação Geográfica (IG) permite o reconhecimento de um produto ou serviço por lhe conferir um signo distintivo assegurado legalmente. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aponta possibilidades em relação à IG e, na região Oeste catarinense, indica potencialidades a serem exploradas para o queijo. Nesse contexto, por meio deste estudo, teve-se como objetivo geral verificar a potencialidade de registro como IG do queijo colonial produzido a partir do leite cru na região de Chapecó, SC. Para atingi-lo, foram considerados os seguintes objetivos específicos: apresentar a relevância de criar condições de reconhecimento de um produto como forma de estratégia mercadológica, por meio de uma IG, e construir um arcabouço com informações pertinentes capaz de orientar o registro de um produto por intermédio de uma indicação geográfica. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de caráter descritivo-exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados aos produtores de queijo, à Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), além de entrevistas com outros três produtores de queijo e um representante do MAPA. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e de campo para evidenciar os resultados. Os resultados sinalizam possibilidades para registro do objeto deste estudo como IG, entretanto, há necessidade de diversas ações territoriais.

Palavras-chave: Indicação geográfica. Leite cru. Queijo. Oeste Catarinense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Santos Junior, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), especialização em Administração Rural pela UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina, (1992), mestrado em Administração pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), e doutorado em Agronegócios pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor da Unoesc. Tem experiência na área de Administração e Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional; cadeias agroindustrias; estratégia, gestão, e economia rural.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Santos Junior, S., de Albuquerque Maranhão, J., & Charlson Baréa, M. (2015). AS POTENCIALIDADES DO QUEIJO COLONIAL COMO PRODUTO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG) PARA CHAPECÓ, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7726

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)