OPORTUNIDADES E DESAFIOS DOS PRODUTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE CHAPECÓ, SC
Resumo
A região Oeste do Estado de Santa Catarina tem boa parte de seu desenvolvimento socioeconômico atrelado ao agronegócio e, em especial, à agricultura familiar. Ligados a essa atividade econômica, os alimentos orgânicos vêm ganhando espaço na produção agrícola de nosso país, especialmente no Oeste de Santa Catarina. Alimentos orgânicos são, basicamente, produtos livres de substâncias tóxicas que podem ser nocivas à saúde, como os agrotóxicos. A produção orgânica envolve também um sistema de produção no qual toda a sua cadeia produtiva trabalha com recursos naturais e humanos de forma sustentável. Pode-se afirmar que produtos orgânicos são benéficos tanto à saúde humana quanto à natureza, trazendo o bem-estar e o equilíbrio ambiental. Estudos anteriores já realizados mostram que na região Oeste existe certa restrição na comercialização e consumo de produtos orgânicos motivados por diversos fatores e paradigmas. Considerando Chapecó como uma cidade de médio porte, potencial centro de consumo para produtos orgânicos, no presente estudo pretende-se investigar se ela se constitui em um polo consumidor regional, tendo por objetivo inicial identificar o perfil do consumidor de produtos orgânicos e, no contexto geral, identificar as oportunidades e desafios de produtos orgânicos na cidade de Chapecó. Considerando que nessa região existem poucos estudos sobre o comportamento e perfil do consumidor de orgânicos, a pesquisa assume um nível exploratório-descritivo, utilizando como instrumento de coleta de dados a pesquisa survey. Para a tabulação, a análise dos dados e a interpretação dos resultados, utilizar-se-á os recursos computacionais de softwares estatísticos. A pesquisa ainda está em construção e espera-se que os seus resultados identifiquem potencialidades e oportunidades de desenvolvimento e expansão na comercialização e consumo de produtos orgânicos na cidade de Chapecó.
Palavras-chave: Produtos orgânicos. Consumo. Perfil do consumidor. Produção sustentável.