GERAÇÃO DE RESÍDUOS DE LABORATÓRIOS QUÍMICOS DA UNOESC: LEVANTAMENTO E PROPOSIÇÃO DE DESTINAÇÃO
Resumo
As atividades industriais são as principais fontes geradoras de resíduos, sendo eles sólidos, líquidos e gasosos, mas além destas, outras vêm despertando atenção, as Instituições de Ensino (IES), cujos volumes de resíduos gerados são consideravelmente inferiores às grandes indústrias, porém, com características específicas, como é o caso dos resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão. Mediante essa situação, a presente pesquisa buscou elaborar um levantamento dos resíduos químicos gerados na Universidade do Oeste de Santa Catarina. A primeira etapa do trabalho consistiu em visitas aos Campi da Unoesc, localizados em Joaçaba, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste, os quais foram selecionados por possuírem uma gama de cursos que utilizam laboratórios e por apresentarem maior estrutura. Em entrevistas in loco com os coordenadores e técnicos dos laboratórios, foram coletadas informações e dados, como números de laboratórios que geram resíduos químicos; volume de resíduos químicos gerados na instituição; principais reagentes utilizados nas atividades laboratoriais; local de armazenamento dos reagentes; formas de tratamento e destinação dos resíduos químicos. A partir desses dados, buscou-se propor um plano de gerenciamento de resíduos químicos, com medidas preventivas, e de controle de disposição dos resíduos químicos gerados na instituição, especialmente para os campi que até o presente momento não realizam práticas para a disposição adequada dos resíduos químicos.
Palavras-chave: Resíduos químicos. Instituição de ensino. Gerenciamento.