AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS DE CRIANÇAS EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE

Autores

  • Scheila Beatriz Sehnem UNOESC
  • Daiane Rayzer da Cruz UNOESC

Resumo

Habilidades sociais apresentam-se como importante fator de prevenção de comportamentos problemáticos e antissociais. O desenvolvimento de um amplo repertório de habilidades sociais acarretará em relações mais saudáveis, indicando ajustamento psicossocial e expectativas futuras positivas; ao contrário, um repertório social empobrecido pode constituir sintoma ou correlato de problemas psicológicos. Esta pesquisa trata-se de um estudo exploratório que investiga o nível de habilidades sociais em educandos do programa de educação pelo esporte “Campeões da Vida”, desenvolvido pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) na cidade de Campos Novos, Santa Catarina. Participaram vinte educandos, dez ingressantes em 2013 e dez educandos que frequentam o programa há pelo menos um ano. Foi possível, por meio da aplicação do Inventário Multimídia de Habilidades Sociais, estabelecer relação da teoria das habilidades sociais com a teoria dos quatro pilares da educação adotada pelo programa, verificando quais são as habilidades sociais mais estimuladas nos educandos por meio da metodologia do programa, e, ainda, as diferenças entre os ingressantes e remanescentes quanto ao nível de habilidades sociais. Os resultados indicaram predominância de bom repertório de habilidades sociais nos educandos, no entanto, sem diferenças significativas entre ingressantes e remanescentes, estando ambos os grupos predominantemente na média de emissão das reações habilidosas. Destaca-se a pouca prevalência de reações agressivas, no entanto, há predominância de comportamento passivo entre os remanescentes, o que sugere a necessidade de práticas educativas eficientes no sentido de propiciar aos educandos a capacidade de se impor diante de situações e de expressar opiniões, a fim de não encobrirem seus sentimentos de incômodo, mágoa, ressentimento, ansiedade, por meio de esquiva ou fuga das demandas interpessoais.

Palavras-chave: Habilidade social. Educação. Crianças.

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Biografia do Autor

Scheila Beatriz Sehnem, UNOESC

Scheila Beatriz Sehnem: 

Psicóloga; Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de Joaçaba; Professora titular do Curso de Psicologia da Unoesc Campus de Joaçaba; Rua Getúlio Vargas, 2125, Bairro Flor da Serra, 89600-000, Joaçaba, SC; scheila.sehnem@unoesc.edu.br

Daiane Rayzer da Cruz, UNOESC

Daiane Rayzer da Cruz: Acadêmica da 10ª fase do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Joaçaba; daia_rayzer@hotmail.com.

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Publicado

04-09-2014

Como Citar

Sehnem, S. B., & Cruz, D. R. da. (2014). AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS DE CRIANÇAS EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 181. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5270

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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