ATITUDES MOTORAS DE MENINOS E MENINAS DURANTE UM JOGO DE HANDEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
As atividades físicas são praticadas entre homens e mulheres em meio à sociedade. Desde os primórdios das aulas de Educação Física as atividades já eram tratadas de maneira diferenciada entre os sexos, pois as meninas eram consideradas frágeis, delicadas, e os meninos, ousados, e suas atividades consistiam em agressividade e em embate. O objetivo do presente estudo foi comparar a participação de meninos e meninas durante um jogo de handebol misto em aulas de Educação Física de uma escola pública no Município de Seara, SC. Participaram do estudo 16 alunos, entre eles 8 meninos e 8 meninas, na faixa etária de 9 a 11 anos. Os dados foram coletados por meio de filmagens e foram analisados por intermédio do programa estatístico SPSS versão 17.0®. Para a caracterização dos sujeitos, utilizaram-se os recursos de estatística descritiva: frequências (relativa e absoluta), média e desvio padrão. Também foi utilizado o teste U de Mann-Whitney para a comparação entre os sexos, adotando-se um p-valor<0.05 para todas as análises. Os resultados demonstraram que existem diferenças significativas entre os sexos, pois os meninos realizaram um maior número de toques na bola, passes efetuados e número de finalizações sem êxito. Concluiu-se, com este estudo, que os meninos participaram e se envolveram mais durante o jogo de handebol que as meninas, sobressaindo-se em todos os aspectos analisados.
Palavras-chave: Educação física. Sexo. Comportamento/Ações motoras.