ESQUEMAS DE GÊNERO DO AUTOCONCEITO E PERFIL IDIOCÊNTRICO-ALOCÊNTRICO DE ESCOLARES PRATICANTES DE FUTEBOL
Resumo
O futebol é o esporte mais praticado e conhecido no mundo e está integrado na cultura brasileira e inserido de forma sistemática no âmbito escolar como conteúdo da disciplina Educação Física. Partindo dos atributos de personalidade que caracterizam os indivíduos praticantes de futebol, pode-se citar alguns fatores influentes como os esquemas de gênero do autoconceito e o perfil idiocêntrico-alocêntrico. O objetivo deste estudo foi verificar os esquemas de gênero do autoconceito e o perfil idiocêntrico-alocêntrico de escolares praticantes de futebol. Fizeram parte deste estudo 16 atletas do sexo masculino, praticantes de futebol com idades entre 12 e 16 anos da Escolinha de futebol do Grêmio de Chapecó, SC. Para a caracterização dos escolares, foi utilizado um questionário contendo as características sociodemográficas, o inventário masculino dos esquemas de gênero do Autoconceito e o Inventário de Perfil Idiocêntrico-Alocêntrico de Atletas. Os dados foram tabulados e analisados por meio do programa estatístico SPSS versão 17.0, e utilizaram-se os recursos de estatística descritiva por meio de frequências relativas e absolutas. No que se refere ao perfil psicológico, os resultados demonstram que a maioria dos escolares classificaram-se como indivíduos isocêntricos, os quais apresentam um equilíbrio entre o individualismo e o coletivismo e heteroesquemáticos masculinos, indivíduos que apresentam características como agressividade, ousadia, racionalidade, entre outras. Por fim, conclui-se que não foi possível definir um perfil de personalidade esportiva específica para o futebol em razão da vasta gama de possibilidades dentro desse esporte e pelo número de participantes ser reduzido. Sugere-se, assim, novas pesquisas desse cunho, para que os resultados possam influenciar no aumento do rendimento, do desenvolvimento e da evolução dos indivíduos dentro da modalidade.
Palavras-chave: Futebol. Esquemas de gênero. Perfil idiocêntrico-alocêntrico. Adolescentes.