A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UMA REVISÃO
Resumo
Introdução: O tema abordado neste trabalho foi a produção de alimentos orgânicos, segmento de mercado em
crescimento. Objetivo: O objetivo foi definir o que são os alimentos orgânicos, as legislações envolvidas, a
certificação necessária, as dificuldades enfrentadas para sua produção, as perspectivas e quem é o mercado
consumidor, além de identificar se existem diferenças entre os alimentos orgânicos e convencionais quanto a
qualidade nutricional, sensorial e benefícios à saúde e também mudanças que tem ocorrido neste setor. Método:
Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma revisão de literatura por meio de pesquisas bibliográficas.
Resultados: Verificou-se que a produção de orgânicos no Brasil ocorre em sua maioria por pequenos produtores e,
apesar da baixa produção e altos custos, é viável devido a relação custo benefício. As principais mudanças
observadas neste segmento são referentes a forma de comercialização e a conscientização dos próprios
consumidores. Quanto à qualidade nutricional, sensorial e benefícios a saúde, os resultados dos estudos geram
muitas controvérsias, partindo dos consumidores a decisão de compra dos produtos orgânicos por acreditarem ser
uma alimentação de qualidade. Conclusão: Assim, observa-se que o consumo de produtos orgânicos ainda é
pouco explorado, sendo em sua maioria, adquirido por pessoas que possuem preocupação com uma alimentação
de qualidade. Mais estudos devem ser realizados para avaliar os fatores nutricionais envolvidos na comercialização
de orgânicos.