ANÁLISE DAS INTENSIDADES EMOCIONAIS EM JOGOS TRADICIONAIS: COMPARAÇÃO ENTRE AS EMOÇÕES SUSCITADAS POR DIFERENTES FAMÍLIAS DE JOGOS.
Resumo
Introdução: o estudo das emoções em contextos esportivos é fundamental para compreender o impacto que as
diferentes práticas motrizes têm na personalidade dos indivíduos. Jogos psicomotores, de cooperação, de oposição
ou de cooperação-oposição evocam respostas emocionais variadas, que podem influenciar o bem-estar dos
participantes. Desta maneira torna-se importante que os futuros profissionais consigam reconhecer as emoções que
são intensificadas de diferentes maneiras a depender da característica da prática. Objetivo: comparar as
intensidades emocionais despertadas em acadêmicos de educação física ao participarem de jogos com
diferentes características relacionais. Método: o estudo foi conduzido com 25 estudantes de ambos os sexos, com
idades entre 18 e 23 anos, que participaram de oito jogos distintos, destes, quatro sem competição e quatro com
competição. As emoções foram medidas utilizando a escala de Jogos e Emoções GES-II, na qual são preenchidas
as intensidade de 1 a 7, onde 1 indica a menor intensidade de emoção e 7 a máxima intensidade. Os dados foram
analisados por meio de estatística descritiva com o programa JASP 0.18.1.0. Resultados: a emoção Alegria é a
única emoção positiva presente no questionário, esta foi experimentada de maneira mais intensa em jogo sem
competição, e classificados como psicomotriz (μ 5,5) e de cooperação (μ 5,6). Os níveis menos intensos de alegria
foram registrados no jogo psicomotriz com competição (μ 4,7) e em um jogo de cooperação e oposição com
competição (μ 4,7). Com relação às emoções negativas, a intensidade emocional mais forte registrada foi a Raiva
(μ 3,9) no jogo de cooperação-oposição com competição, neste jogo, as emoções de Rejeição (μ 2,8) e Tristeza (μ
3,3) foram as mais intensas em comparação a intensidade emocional dos outros sete jogos. O jogo somente de
cooperação sem competição obteve as médias mais baixas de emoções negativas em comparação aos demais
jogos. Conclusão: a intensidade emocional varia significativamente entre os tipos de jogos, sendo influenciada
característica funcional da situação motriz que é colocada em prática. Os jogos cooperativos tendem a favorecer
a união entre o grupo e a resolução do problema favorece uma intensidade emocional mais positiva, enquanto
que os jogos com a presença de competição, provoca com que os alunos que não tiveram sucesso no jogo,
tenham emoções negativas mais intensas