RELAÇÕES MOTRIZES ESTABELECIDAS NO JOGO DOS 10 PASSES COM E SEM COMPETIÇÃO
Resumo
Introdução: A educação física desenvolve-se pelas condutas motrizes dos indivíduos. A conduta motriz abrange a compreensão de que qualquer pessoa envolvida em uma atividade motora, seja um jogo ou tarefa, está engajada de forma abrangente e
unificada nas diversas dimensões que moldam sua personalidade. Objetivo: Comparar a quantidade de passes realizados entre
mulheres e homens em um jogo tradicional de 10 passes. Método: A pesquisa se caracteriza como
descritiva-observacional. O instrumento utilizado para a coleta de dados se deu por meio de vídeos e
posteriormente, fora realizada a tabulação de dados e analisada por meio de uma planilha eletrônica
sistematizada. Os participantes são alunos dos cursos de educação física, licenciatura e bacharelado, e de
pedagogia da UNOESC de Chapecó. Resultados: No geral, podemos observar uma pequena diferença entre o jogo com e sem competição, considerando que os números de passes entre os jogadores não mudou significativamente. Observamos que nos jogos sem competição, obteve-se maior número de passes de homem para mulher (32,14%) do que de homem para
homem (28,57%), entretanto, o número de passes de mulher para mulher (14,29%) ainda é relativamente baixo ao
comparar com os passes de mulher para homem (25,00%). Quanto ao jogo com competição, é possível observar
uma queda no número de passes tanto de homem para homem (28,87%), quanto de homem para mulher (30,93%)
e de mulher para homem (26,80%). Cabe destacar que, os números de passes entre mulheres totalizaram uma
porcentagem de 13,40%, o que ainda é consideravelmente inferior aos demais. Conclusão: A partir da análise do
jogo dos 10 passes que é caracterizado por ser um jogo de cooperação-oposição, evidencia-se que, apesar das
diferenças mínimas nos resultados, a quantidade de passes entre jogadoras do sexo feminino revela-se
relativamente reduzido. Em novas investigações serão realizadas comparações entre jogos e esportes com outras lógicas de funcionamento.