TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: OBSERVAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR
Resumo
Introdução: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm transformado a educação, tornando-a mais dinâmica, interativa e personalizada. Elas permitem que alunos e professores acessem informações de qualquer lugar e a qualquer hora, facilitando o ensino personalizado e a colaboração global. Objetivo: Descrever o uso das TICs em duas escolas de Joaçaba, SC e compreender como elas são utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Nesse trabalho será apresentado as vivências do grupo durante a visita à unidade escolar. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, observacional, de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada buscando evidenciar os espaços escolares destinados às tecnologias e equipamentos disponíveis para uso dos alunos, além disso, os gestores responderam um questionário estruturados sobre o assunto. As coletas de dados foram realizadas em duas escolas do município de Joaçaba/SC. As escolas foram identificadas ao longo do texto como escola A e escola B. Os dados coletados foram analisados de maneira descritiva, segundo o modelo disponível no portal de ensino da disciplina de Práticas Pedagógicas: Tecnologias da informação, da primeira fase do curso de pedagogia, da Unoesc Virtual. Resultados: A escola A é uma escola de ensino básico, municipal, que conta com turmas de educação infantil, anos iniciais e anos finais. Ela conta com bastante tecnologia, sendo que cada sala conta com tablets com acesso à internet, lousa digital e laboratório de informática bem equipado. Os professores ainda apresentam dificuldade em aplicar as metodologias e a tecnologias disponíveis. Além disso, foi observado que existe muita desigualdade social na escola, especialmente de acesso à tecnologia, onde os alunos somente têm contato na escola. A escola B é uma escola de anos finais e ensino médio, particular. A escola conta com laboratório de informática bem equipado, porém o gestor refere que a maioria das atividades com tecnologias são realizadas com os dispositivos dos alunos, e que o acesso aos equipamentos é comum aos alunos, bem como sua utilização, pois são nativos digitais. Os professores não apresentam dificuldade na utilização das metodologias e nem nas TICs. Conclusão: As escolas possuem realidades muito diferentes, mas ambas possuem acesso e utilizam as TICs no ensino e aprendizagem. As TICs são ferramentas poderosas que, quando integradas com metodologias ativas e a orientação adequada dos educadores, podem transformar a educação, tornando-a mais relevante, inclusiva e adaptada às necessidades do século XXI.