ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS NO MEIO AMBIENTE SOCIOCULTURAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO MEIO OESTE CATARINENSE
Resumo
Introdução: A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do
indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vive. Passando a esse aluno a
importância da inclusão, não só no âmbito escolar, e sim, em toda a sociedade. Estudar os principais problemas
que interferem em sua comunidade, compreender a cidadania como participação social e política. Objetivo: O
objetivo do trabalho foi investigar a influência da tecnologia no meio ambiente cultural, para isso foi realizada uma
visita em uma escola de Joaçaba/SC. Nesse trabalho será apresentado as vivências do grupo durante a visita à
unidade escolar. Método: Para a realização da visita, foi seguido o roteiro de observação escolar disponibilizado
pelo componente curricular de Práticas Pedagógicas: Ensino e pesquisa do curso Pedagogia, que conduziu as
coletas de dados. Os dados coletados foram analisados de maneira descritiva. Resultados: A escola visitada foi o
Centro Educacional Frei Bruno (CEFREI) que fica localizada no bairro Santa Tereza no município de Joaçaba/SC. A
escola conta com 10 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de AEE, além de sala para direção,
coordenação, secretaria, para os professores, cozinha, almoxarifado, sala do material de Ed. Física, 4 banheiros,
sendo um adaptado, refeitório, ginásio de esportes, parque ao ar livre, lavanderia e depósito. Quando avaliado a
presença da tecnologia disponível para a utilização pelos alunos verificamos que todas as salas contam com
tablets, projetor, televisão para a projeção e computadores de mesa. O laboratório de informática conta com 15
computadores de mesa em bom estado de conservação. Após a visita pudemos perceber que a escola conta
com uma boa infraestrutura para a aplicação e utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação,
mostrando que a gestão pública está comprometida com a implantação das TDIC nas escolas públicas municipais.
Conclusão: A intersecção entre tecnologias, meio ambiente sociocultural e educação abre um campo fértil para
reflexões críticas e inovadoras sobre o processo de ensino aprendizagem. Ao analisarmos essa temática sob a ótica
das teorias de Piaget e Freire, podemos tecer uma rica discussão sobre o papel das tecnologias na formação de
cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro mais sustentável.