CONTRIBUIÇÕES DA AGENDA 21 E DA AGENDA 2030 NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MEIO OESTE CATARINENSE – AMMOC

Autores

  • Gustavo Luchesi Bolsan UNOESC JOAÇABA
  • Ricardo Marcelo de Menezes

Resumo

Introdução: A educação ambiental é vital para o desenvolvimento sustentável e foi reconhecida desde a década
de 1970 com apoio da UNESCO e do PNUMA. A Agenda 21 de 1992 e a Agenda 2030 de 2015, com seus 17
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sublinham a importância da educação ambiental e a
necessidade de enfrentar os impactos das atividades humanas. Este estudo revisa a literatura para descrever como
essas Agendas contribuem para a educação ambiental nos municípios da Associação dos Municípios do Meio
Oeste Catarinense (AMMOC) Objetivo: O estudo tem como objetivo descrever as contribuições da Agenda 21 e
da Agenda 2030 na educação ambiental dos municípios da AMMOC, contextualizando essas Agendas,
descrevendo as práticas relacionadas aos ODS adotadas pelos municípios e identificando os impactos desses ODS
na educação ambiental local. Método: A metodologia utilizada foi da pesquisa bibliográfica e em seguida a
busca das informações por meio da pesquisa em páginas eletrônicas dos municípios e outras instituições. A revisão
de literatura foi realizada sobre a Agenda 21 e da Agenda 2030 para a educação ambiental, e a sua aplicação ou
não com os municípios da AMMOC, utilizando publicações de 2016 a 2024. A pesquisa utilizou as palavras-chave
"Agenda 21", "Agenda 2030" e "Educação ambiental", consultando fontes como SciELO, Google Acadêmico e
repositórios institucionais. Foram incluídos artigos científicos relevantes e excluídos aqueles fora do escopo proposto.
Resultados: A maioria dos municípios da AMMOC tem iniciativas relacionadas às Agendas, com variações na
implementação. Cerca de 60% possuem políticas de educação ambiental alinhadas com as Agendas,
destacando-se a gestão de resíduos sólidos e a preservação de recursos hídricos em 70% das cidades.
Aproximadamente 50% têm projetos de conscientização sobre sustentabilidade e mudanças climáticas,
geralmente integrados ao currículo escolar. Porém, menos de 40% promovem ações para reduzir desigualdades ou
inclusão social, e apenas 30% adotam energias renováveis e eficiência energética. A falta de recursos financeiros e
capacitação, citada por 50% dos gestores, é um grande desafio. Conclusão: Os municípios da AMMOC
avançaram na implementação dos princípios da Agenda 21 e 2030, principalmente em gestão de resíduos sólidos
e preservação hídrica. Contudo, é necessário melhorar a aplicação desses princípios na redução de
desigualdades, inclusão social e ampliar práticas sustentáveis em energia renovável. Embora 60% dos municípios
estejam alinhados com as Agendas, a falta de recursos e capacitação ainda é um desafio. Investimentos em
formação e estratégias mais fortes são essenciais para atingir plenamente os objetivos e gerar impacto sustentável.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Luchesi Bolsan, G., & Menezes, R. M. de. (2024). CONTRIBUIÇÕES DA AGENDA 21 E DA AGENDA 2030 NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MEIO OESTE CATARINENSE – AMMOC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35793. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35793

Edição

Seção

Campus Joaçaba