A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UM ESTUDO DOCUMENTAL DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE JOAÇABA/SC

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Resumo

Ciente de que vivenciamos uma nova era, na qual atitudes conscientes precisam ser, necessariamente e de forma urgente, incorporadas já nos primeiros anos de vida do ser humano, este estudo dedica-se à análise das propostas político pedagógicas (PPP) das escolas da rede municipal de ensino de Joaçaba (1º ao 9º ano), no Estado de Santa Catarina, cujo intuito é pesquisar, a partir das PPP, se as disciplinas (áreas de ensino) contemplam ou não diretrizes que permeiam aspectos de educação ambiental (EA). A abordagem metodológica, com enfoque quanti-qualitativo e indutivo, caracterizou-se pela pesquisa documental. Para subsidiar a análise dos documentos e nortear a busca por instrumentos ambientais constantes das disciplinas/conteúdos, foram elaboradas cinco “dimensões” ambientais (A1, A2, A3, A4 e A5), baseadas nos princípios e objetivos da EA, que servirão de indicadores na análise das respectivas PPP. Na sequência, por meio de palavras-chave pré-definidas, inerentes a cada dimensão elaborada e, com auxílio do software MAXQDA™, realizou-se uma busca lexical nos documentos com vistas a identificação das diretrizes ambientais. A partir da busca lexical realizada, partiu-se para análise dos dados coletados, a fim de detectar se as diretrizes ambientais ali identificadas se coadunam aos objetivos estabelecidos na Lei 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e na Lei 13.558/2005, que estabelece as diretrizes para a Política de Educação Ambiental no Estado de Santa Catarina.

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Biografia do Autor

Ricardo Marcelo de Menezes, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DAS CIÊNCIAS DAS HUMANIDADES - EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AMBIENTALIZAÇÃO, INTERDSCIPLINARIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS, DIREITO FUNDAMENTAL

Joana Carla Ruppenthal, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DAS CIÊNCIAS DAS HUMANIDADES - EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AMBIENTALIZAÇÃO, INTERDSCIPLINARIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS, DIREITO FUNDAMENTAL

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Menezes, R. M. de, & Ruppenthal, J. C. (2018). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UM ESTUDO DOCUMENTAL DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE JOAÇABA/SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17710

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa