Diagnóstico da Educação Ambiental no Ensino Superior Catarinense
Resumo
A ambientalização na Educação Superior vem sendo objeto de pesquisa em oito Instituições de Educação Superior de Santa Catarina. Este trabalho é o recorte dos estudos em desenvolvimento em uma delas, no oeste do Estado, e objetivou identificar concepções, práticas e obstáculos no processo de ambientalização na universidade. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa pautada em documentos institucionais (Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e Política de Educação Ambiental - PA) e curriculares (Projetos Pedagógicos de Cursos - PPC e Planos de Ensino - PE). A partir da ocorrência de dimensões de ambientalização oriundas de adaptações da Rede Aces e outros estudos - no âmbito da gestão, ensino, pesquisa e extensão – os documentos foram estudados com a utilização do programa computacional MAXQDA e análise dos pesquisadores. Dentre os resultados, no PDI e na Política de EA da universidade os indícios predominam no nível da gestão, enquanto no PPC, no nível do ensino. O documento que apresentou maior número de dimensões foi a Política de EA. Nas disciplinas, que contemplam no mínimo três dimensões, os indícios se dão, principalmente, no âmbito de seus conteúdos e/ou nas habilidades a serem desenvolvidas pelo futuro profissional. Entrevistas foram realizadas com professores dos três cursos que mais apresentaram indícios e outros colaboradores da IES, o que demonstrou que a Universidade caminha em direção a uma linha de pensamento cada vez mais sustentável e preocupada com a preservação das presentes e futuras gerações, demonstrando que a temática merece ser ampliada.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Menezes, R. M. de, & Silva, V. M. da. (2017). Diagnóstico da Educação Ambiental no Ensino Superior Catarinense. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14750
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa