AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA EM CRIANÇAS, POR MEIO DE UMA ESCALA PICTÓRICA VALIDADA AO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Emerson Pellin
  • Guilherme Francisco Selarin
  • Grasieli de Oliveira Ramos
  • Luana Patrícia Marmitt
  • Fabiana Meneghetti Dallacosta
  • Gracielle Fin UNOESC

Resumo

Introdução: Os comportamentos adquiridos durante a infância possuem uma considerável relação com as ações
resultantes na adultez, assim sendo, esse período é ideal para construção de hábitos saudáveis. Portanto, conhecer
os comportamentos e aspectos motivacionais das crianças para a prática de atividade física é essencial para
melhorar as estratégias que estimulem um estilo de vida mais ativo nessa população Objetivo: Analisar o nível de
atividade física, a satisfação e os fatores motivacionais para a prática esportiva em crianças Método: As coletas de
dados aconteceram nas escolas públicas de ensino fundamental, localizadas no município de Joaçaba, (SC) em
que as crianças estavam matriculadas, nos meses de maio a agosto de 2023. Utilizou-se o Questionário de Atividade
Física do Dia Anterior, a Escala Visual Analógica de Alegria e a Escala Pictórica de Motivação Esportiva Infantil. As
diferenças entre as variáveis motivacionais e de satisfação (variáveis dependentes), de acordo com o sexo e nível
de atividade física (variáveis independentes), foram calculadas pela análise de variância multivariada (MANOVA)
Resultados: O estudo envolveu 976 crianças, com idades entre 7 e 10 anos (M=8; DP=1,12), divididas quase
igualmente entre os sexos (497 meninas e 479 meninos). A análise revelou que 50,2% das crianças eram classificadas
como menos ativas fisicamente, com meninos mostrando níveis mais altos de atividade do que meninas (p<0,001).
Em termos de satisfação e motivação para a prática de atividades físicas e esportes, as crianças mostraram alta
satisfação e motivação intrínseca. A análise multivariada (MANOVA) indicou diferenças significativas entre os sexos
para satisfação e motivação extrínseca, com meninos pontuando mais alto. Contudo, diferentemente da variável
sexo, o nível de atividade física não influenciou as características motivacionais e de satisfação das crianças
Conclusão: Este estudo evidenciou que, apesar dos meninos serem mais fisicamente ativos, ambos os sexos
demonstram alta satisfação e motivação intrínseca para a prática de esportes. Além disso, a motivação e a
satisfação não foram influenciadas pelo nível de atividade física, destacando a importância de estratégias
motivacionais direcionadas para promover um estilo de vida ativo entre as crianças.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Pellin, E., Francisco Selarin, G., de Oliveira Ramos, G., Patrícia Marmitt, L., Meneghetti Dallacosta, F., & Fin, G. (2024). AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA EM CRIANÇAS, POR MEIO DE UMA ESCALA PICTÓRICA VALIDADA AO CONTEXTO BRASILEIRO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35443. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35443

Edição

Seção

PIBITI - CNPq

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