ENSINO, APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: REPERCUSSÕES DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR.
Resumo
A pandemia trouxe desafios e perspectivas para o contexto educacional. Nas universidades, como nas escolas, as atividades foram suspensas e se adotou o ensino remoto, mediado pelas tecnologias. Nesse sentido, o estudo realizado objetivou analisar as repercussões da pandemia nos processos de ensino e de aprendizagem no ensino superior. Se caracteriza como de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, exploratório e descritivo. Foi constituído em duas etapas: a primeira, um estudo de revisão, estado do conhecimento, efetuado na base de dados do SciELO, utilizando-se dos descritores: "Ensino Superior" E "Pandemia", com um filtro de recorte temporal de 2020 a 2023. Como critérios de inclusão, delimitou-se artigos que apresentassem discussões sobre as repercussões da pandemia nos processos de ensino, aprendizagem, e como critério de exclusão: pesquisas que versavam a respeito da repercussão da pandemia nestes processos, em níveis de ensino que não o do ensino superior. Considerando esse percurso metodológico foram selecionados 10 artigos. A segunda etapa, foi a aplicação de um questionário a sete professores que atuaram no ensino superior durante a pandemia. Após leitura, os artigos selecionados foram agrupados em duas categorias, a saber: i) Práticas Pedagógicas e ii) Desafios do professor durante a pandemia. De acordo com o objetivo do estudo, verificamos que o ensino remoto, organizado pelas instituições de ensino, prevaleceu e remodelou, o trabalho docente. Verificou-se, pelo estudo de revisão, como nas respostas dos questionários, que mesmo diante dos desafios enfrentados, os professores reinventaram suas práticas pedagógicas, buscaram novos conhecimentos para proporcionarem aulas diferenciadas e atrativas. Também se observou que a alta demanda imposta aos professores, incluindo sobrecarga de horas dedicadas ao trabalho docente afetou, inclusive, a saúde mental deles. Além disso, a desmotivação e os desafios enfrentados pelos alunos com o decorrer da pandemia e das aulas remotas, também ocasionou o desestímulo nos professores.