ESTUDO DE CASO: TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA INFANTE COM DIAGNÓSTICO DE MUTISMO SELETIVO

Autores

  • Camila Pelissari unoesc
  • Gisele Fatima Ribeiro
  • Maria Eduarda Fiorelli
  • Marcos Henrique Pereira de Paula
  • Rosane Granrmann
  • Adriano Schlosser

Resumo

O Mutismo seletivo constitui-se como um transtorno de ansiedade que apresenta condição caracterizada pela dificuldade em se comunicar, mesmo quando já possuem habilidades linguísticas desenvolvidas. O presente relato de caso apresenta o tratamento psicoterapêutico de uma paciente feminina, de nove anos, diagnosticada com mutismo seletivo, a partir da abordagem cognitivo-comportamental. De acordo com os dados iniciais do contexto familiar, a principal queixa se destinava à dificuldade que a criança experimentava ao interagir com outras pessoas, limitando sua comunicação aos genitores e irmão. Foram realizados até o momento 114 sessões com a paciente. Enquanto estratégias terapêuticas, foram utilizadas as seguintes técnicas: vínculo terapêutico, habilidades sociais de sociabilidade e comunicação, modelagem, role-play, imaginação dirigida, controle excitatório e estratégias de exposição. Ao longo das sessões, progressivamente a paciente tem aumentado o grau de comunicação interpessoal, estabelecendo comunicação com familiares de segundo grau e recém conhecidos, o que representa um avanço significativo em sua capacidade de interagir com um círculo social mais amplo.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Pelissari, C., Ribeiro, G. F., Fiorelli , M. E., Pereira de Paula, M. H., Granrmann, R., & Schlosser, A. (2023). ESTUDO DE CASO: TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA INFANTE COM DIAGNÓSTICO DE MUTISMO SELETIVO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33397. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33397

Edição

Seção

Campus Videira

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