ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE

Autores

  • Tainá D. G. da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Resumo

Introdução: Este trabalho relata a experiência vivenciada no campo de estágio APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade de Videira/SC. Para o desenvolvimento do estágio foram cumpridas 80 horas no primeiro semestre de 2022, de fevereiro a junho, dividos em 20 encontros. Objetivo: Com o objetivo de conhecer e participar ativamente da rotina do psicólogo no campo de trabalho, por meio de atuação e interverções supervisionadas. Método: Através de atendimentos individuais e coletivos, foi possível trabalhar demandas como estimulação precoce de crianças de 0 a 6 anos, e acompanhamento semanal dos alunos, onde foram trabalhadas principalmente questões emocionais e de comportamento, e também realizado atividades de estimulação e desenvolvimento com jogos e dinâmicas. Resultados: A partir da experiência vivenciada foi possível participar ativamente e conhecer uma parte do trabalho do psicólogo dentro desta instituição, que além do contato com os alunos, acabou possibilitando também um maior conhecimento em relação a aplicação e correção de testes psicológicos, e sua importância nesse contexto. Conclusão: Com o estágio realizado, percebe-se a importância do psicólogo dentro desta instituição, em que trabalha para possibilitar condições de adaptação e desenvolvimento para os alunos e seus familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainá D. G. da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente do Curso de Psicologia, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus Videira

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Silva, T. D. G. da, & Schlösser, A. (2022). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31137. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31137

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>