TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM CASOS DE ORGANIZAÇÃO DE ROTINAS

Autores

  • Anderson Luiz de Lima Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Resumo

Introdução: O presente estudo de caso apresenta o andamento e os resultados de um atendimento psicológico realizado com paciente com dificuldades de rotina, cansaço excessivo e pouco comprometimento com tarefas. O caso foi desenvolvido a partir da terapia cognitivo comportamental. Objetivo: A diretiva principal do tratamento psicólogico foi a organização de rotinas e o reforço diário de boas atividades na vida do paciente. Método:  Ao longo de 23 sessões, foi construído, juntamento com o paciente, a compreensão do modelo cognitivo, e a partir dele o as técnicas de pensamento e dialógo socrático e de instrução. Resultados: Através de uma mudança de rotina sistemática e acompanhamento do repertório do paciente, dentro de suas relações, observou-se a resolução do problema de seu cansaço excessivo no trabalho e afastamento de pessoas com que se relacionava. Conclusão: Atualmente, o paciente apresenta um desenvolvimento terapêutico acima do esperado, ainda é bastante trabalhado com instrução para desenvolver um repertório comportamental maior e tomar decisões assertivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Luiz de Lima, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente do Curso de Psicologia, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

LIMA, A. L. de, & Schlösser, A. (2022). TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM CASOS DE ORGANIZAÇÃO DE ROTINAS . Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31862. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31862

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>