AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Resumo
Introdução: O processo avaliativo configura-se como um elemento importante na educação formal. A avaliação faz parte do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que auxilia o professor a avaliar o progresso do aprendizado do estudante e a ressistematizar a sua prática pedagógica e, o estudante a obter um parâmetro do seu aprendizado, acompanhando seu desenvolvimento educacional. Objetivo: Identificar os instrumentos avaliativos no contexto da Educação Física escolar. Método: Estudo bibliométrico realizado em periódicos científicos na área 21 da Capes, de estrato A1, A2, B1 e B2 no quadriênio 2013-2016, com recorte temporal a partir de 2015. Resultados: A partir dos artigos, observou-se como instrumentos avaliativos a utilização de material imagético produzido pelos estudantes, expresso em desenhos, em atividades de escrita e em diários da Educação Física. Além disso, os instrumentos avaliativos mais utilizados pelos professores são: observação assistemática, observação da participação nas aulas, relatório, observação do desenvolvimento motor, prova escrita e prova prática. Consoante a isso, identificou-se que a avaliação também é realizada a partir da presença e da participação de forma subjetiva, por intermédio de gráficos e da implementação de classificações: bom, médio, ótimo. Ficou perceptível que a prova não deve ser o único instrumento avaliativo, colocando em discussão outras possibilidades de diversificação de instrumentos e momentos avaliativos. Os diários de aula com fichas de avaliação diagnóstica e de observação entre pares em situação de jogo se apresentaram como uma potencialidade avaliativa, principalmente no que tange à avaliação formativa. Conclusão: Observou-se que os processos avaliativos passaram por mudanças, os quais, inicialmente, eram desenvolvidos para medir os resultados dos estudantes, com instrumentos de verificação centrados na transmissão de conhecimento e padrão motor. Diferente do que é proposto, atualmente, pelos documentos orientadores da educação básica, considerando o percurso formativo, analisando as aprendizagens e os sentidos atribuídos durante o processo de escolarização.