AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Autores

  • Heloísa Bordignon Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Franciele Giunta Universidade Oeste de Santa Catarina
  • Angelica Madela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: O processo avaliativo configura-se como um elemento importante na educação formal. A avaliação faz parte do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que auxilia o professor a avaliar o progresso do aprendizado do estudante e a ressistematizar a sua prática pedagógica e, o estudante a obter um parâmetro do seu aprendizado, acompanhando seu desenvolvimento educacional. Objetivo: Identificar os instrumentos avaliativos no contexto da Educação Física escolar. Método: Estudo bibliométrico realizado em periódicos científicos na área 21 da Capes, de estrato A1, A2, B1 e B2 no quadriênio 2013-2016, com recorte temporal a partir de 2015. Resultados: A partir dos artigos, observou-se como instrumentos avaliativos a utilização de material imagético produzido pelos estudantes, expresso em desenhos, em atividades de escrita e em diários da Educação Física. Além disso, os instrumentos avaliativos mais utilizados pelos professores são: observação assistemática, observação da participação nas aulas, relatório, observação do desenvolvimento motor, prova escrita e prova prática. Consoante a isso, identificou-se que a avaliação também é realizada a partir da presença e da participação de forma subjetiva, por intermédio de gráficos e da implementação de classificações: bom, médio, ótimo. Ficou perceptível que a prova não deve ser o único instrumento avaliativo, colocando em discussão outras possibilidades de diversificação de instrumentos e momentos avaliativos. Os diários de aula com fichas de avaliação diagnóstica e de observação entre pares em situação de jogo se apresentaram como uma potencialidade avaliativa, principalmente no que tange à avaliação formativa. Conclusão: Observou-se que os processos avaliativos passaram por mudanças, os quais, inicialmente, eram desenvolvidos para medir os resultados dos estudantes, com instrumentos de verificação centrados na transmissão de conhecimento e padrão motor. Diferente do que é proposto, atualmente, pelos documentos orientadores da educação básica, considerando o percurso formativo, analisando as aprendizagens e os sentidos atribuídos durante o processo de escolarização.

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Biografia do Autor

Heloísa Bordignon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente do curso de graduação em Educação Física, Unoesc

Franciele Giunta, Universidade Oeste de Santa Catarina

Discente do curso de graduação em Educação Física, Unoesc, Xanxerê

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Bordignon, H., Giunta, F., & Angelica Madela. (2023). AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33381. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33381

Edição

Seção

Campus Xanxerê