APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Introdução: Este irá discorrer acerca das aprendizagens construídas no estágio supervisionado; relatando experiências vivenciadas no curso de licenciatura em Educação Física no componente de Estágio Supervisionado III, no qual é subdividido em três etapas: 1) observação participante e construção do projeto de intervenção; 2) intervenção; 3) socialização das experiências. Objetivo: Refletir acerca das aprendizagens construídas no estágio supervisionado Método: A escola-campo pertence à rede pública da cidade de Xanxerê/SC e contempla estudantes de diferentes classes socioeconômicas. O estágio foi realizado com turmas do 1o ano do ensino médio; e para as intervenções, foram utilizadas as metodologias de ensino ativo que colocam os estudantes como protagonistas, fomentando a participação no processo de ensino-aprendizagem e com situações reais de jogo. Resultados: O estágio oportunizou o reconhecimento e a vivência do ser professor, assumindo a responsabilidade de mediação do conhecimento científico, articulando as teorias de ensino com a prática docente. Compreender a organização do contexto escolar proporcionou trocas de experiências com os professores, escola e com os estudantes. O período da observação viabilizou um olhar diagnóstico e criterioso frente às turmas para a construção de um planejamento consistente a partir dos conhecimentos dos estudantes. Na intervenção, foi o momento de se perceber como professor, experienciando e vivenciando o panorama dos métodos de ensino, ferramentas de avaliação e a interação com os estudantes na construção do conhecimento. Conclusão: O estágio, além da experiência profissional, possibilitou conhecer, investigar e problematizar ações da prática docente. O planejamento possibilitou construir uma trilha para o processo de ensino-aprendizagem, em que todas as atividades realizadas possuíam intencionalidades pedagógicas e formativas. Ainda, o estágio possibilitou o enfrentamento com situações-problemas inerentes à docência, as quais foram importantes para a formação docente.