APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Lucas Mateus Linhas Lopes Universidade Oeste Santa Catarina
  • Angelica Madela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: Este irá discorrer acerca das aprendizagens construídas no estágio supervisionado; relatando experiências vivenciadas no curso de licenciatura em Educação Física no componente de Estágio Supervisionado III, no qual é subdividido em três etapas: 1) observação participante e construção do projeto de intervenção; 2) intervenção; 3) socialização das experiências. Objetivo: Refletir acerca das aprendizagens construídas no estágio supervisionado Método: A escola-campo pertence à rede pública da cidade de Xanxerê/SC e contempla estudantes de diferentes classes socioeconômicas. O estágio foi realizado com turmas do 1o ano do ensino médio; e para as intervenções, foram utilizadas as metodologias de ensino ativo que colocam os estudantes como protagonistas, fomentando a participação no processo de ensino-aprendizagem e com situações reais de jogo. Resultados: O estágio oportunizou o reconhecimento e a vivência do ser professor, assumindo a responsabilidade de mediação do conhecimento científico, articulando as teorias de ensino com a prática docente. Compreender a organização do contexto escolar proporcionou trocas de experiências com os professores, escola e com os estudantes. O período da observação viabilizou um olhar diagnóstico e criterioso frente às turmas para a construção de um planejamento consistente a partir dos conhecimentos dos estudantes. Na intervenção, foi o momento de se perceber como professor, experienciando e vivenciando o panorama dos métodos de ensino, ferramentas de avaliação e a interação com os estudantes na construção do conhecimento. Conclusão: O estágio, além da experiência profissional, possibilitou conhecer, investigar e problematizar ações da prática docente. O planejamento possibilitou construir uma trilha para o processo de ensino-aprendizagem, em que todas as atividades realizadas possuíam intencionalidades pedagógicas e formativas. Ainda, o estágio possibilitou o enfrentamento com situações-problemas inerentes à docência, as quais foram importantes para a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Mateus Linhas Lopes, Universidade Oeste Santa Catarina

Discente do curso de graduação em Educação Física, Unoesc, Xanxerê, SC

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Linhas Lopes, L. M., & Angelica Madela. (2023). APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33384. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33384

Edição

Seção

Campus Xanxerê