RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA ACADÊMICA NO COMPONENTE CURRICULAR DE ATLETISMO
Resumo
Introdução: A monitoria acadêmica aproxima o estudante da docência, pois ela consiste, de forma colaborativa junto com o professor do componente curricular, no planejamento e desenvolvimento de atividades de ensino na educação superior. Consoante, a monitoria acadêmica possibilita ao estudante mobilizar diferentes conhecimentos e habilidades, ampliando as experiências formativas. Objetivo: Relatar as aprendizagens construídas na monitoria acadêmica no componente curricular de Atletismo. Método: Este texto consiste em um relato de experiência a partir das aprendizagens construídas durante a monitoria acadêmica no componente curricular de Atletismo, do curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Unoesc-Xanxerê, no semestre de 2023/1. As atividades desenvolvidas consistiram em observação participativa, colaboração no planejamento e organização de atividades teóricas e práticas, auxílio na demonstração e vivências práticas da turma. Resultados: As experiências construídas na monitoria acadêmica foram instigantes, permitindo compreender o trabalho docente e a organização das práticas de ensino. A partir das interações, seguindo o plano de ensino do componente curricular, de forma colaborativa, auxiliei na seleção e organização de atividades práticas, selecionando e recriando atividades e organizando materiais. Nas interações de cunho teórico, foi necessário o estudo prévio dos conhecimentos a serem mobilizados para participar das discussões. Ainda, durante todo o processo de monitoria, auxiliei e colaborei nas explicações e desenvolvimento das atividades, principalmente nas práticas, com a turma. Conclusão: A monitoria acadêmica, principalmente ao estudante de licenciatura, é um momento único, pois permite participar do processo de planejamento das aulas, assim como da docência com a supervisão e auxílio do professor do componente curricular. Corroborando, as atividades vivenciadas mobilizaram o protagonismo e a autonomia estudantil, proporcionam aprendizagens significativas, reconhecendo o trabalho docente a partir da perspectiva de monitor e não somente de estudante, aproximando do futuro campo de atuação profissional, a docência.