A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES: FORMAÇÃO E PRÁTICAS

Autores

  • Maria Eduarda da Silva Unoesc
  • Camile Cristina Andreoni Unoesc
  • Gislaine Soares Borges Unoesc
  • Adriana Sernajoto Unoesc

Resumo

A Educação Infantil é crucial para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo avanços cognitivos, socioemocionais e físicos. Sua relevância histórica, pessoal e profissional é evidente, destacando a formação de identidade, habilidades sociais e qualidade de vida futura. A atualização dos professores para alinhar suas práticas à Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) é fundamental, visando a criação de ambientes estimulantes e adaptados às crianças. A pesquisa foi conduzida utilizando um questionário online desenvolvido no Google Forms como instrumento de coleta de dados. A amostra da pesquisa foi composta por professores que possuem experiência na Educação Infantil, tanto da rede pública, quanto da rede privada, dos municípios de Capinzal, Ouro, Piratuba e Ipira. Pode-se concluir que as práticas dos professores de educação infantil estão se adequando ao que preconiza a  BNCC, na medida em que os profissionais buscam o amparo do documento para desenvolver suas atividades no dia a dia em sala de aula, incrementando os direitos de aprendizagem, os campos de experiência e as competências para cada faixa etária,  nos planejamentos. Sobre a influência da formação continuada na prática do professor, percebe-se que ela exerce um papel importante, visto que  os profissionais buscam aprimorar seus conhecimentos para melhorar suas práticas. Apesar de pouco investirem em cursos de forma particular, os professores mostram uma boa média de formação continuada anual e demonstram por em prática os novos conhecimentos adquiridos nestes momentos de formação. Conclui-se, também, que a formação continuada dá suporte à prática do professor de educação infantil, oportunizando às crianças a se desenvolverem nos aspectos físicos, intelectuais, sociais e emocionais, de modo a também atender às demandas da BNCC na prática pedagógica. O constante aprendizado expande o horizonte do “ser” professor, enriquece as aulas e ajuda a melhorar a qualidade da educação infantil.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Silva, M. E. da, Andreoni, C. C., Borges, G. S., & Sernajoto, A. (2023). A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES: FORMAÇÃO E PRÁTICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33251. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33251

Edição

Seção

Campus Joaçaba

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