ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MATER DOLORUM – CAPINZAL/SC

Autores

  • Dirlei Weber Rosa Unoesc
  • ELIANE KEMER ALEXANDRE
  • ADRIANA SERNAJOTO

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Biografia do Autor

ELIANE KEMER ALEXANDRE

O presente relatório é o resultado de um estudo realizado com o tema “atendimento educacional especializado”. O objetivo geral do estudo ficou assim estabelecido: Analisar como funciona o atendimento educacional especializado e como é o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência.  A metodologia para desenvolver do projeto de pesquisa foi qualitativa, com a exploração e analise descritiva dos dados levantados. Os procedimentos técnicos acontecerão mediante aplicação de questionário, pesquisa bibliográfica e documental. A população amostra da pesquisa foi o Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola de Educação Básica Mater Dolorum – Capinzal/SC. O  AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade. Constatamos que o aluno atendido pelo AEE, aprende com recursos e estimulação especificas. O AEE é um serviço que dá condições para o sucesso da inclusão escolar dos alunos. No decorrer do estudo podemos observar que o AEE é de fundamental importância para a eficácia da aprendizagem e deve ser ofertado em todos os níveis de ensino oferecendo atividades diferenciadas e programas que possam suprimir todas as barreiras existentes que impeçam este aluno de fato participar ativamente das aulas. É fundamental o trabalho em equipe (professores do ensino comum e professores de Educação Especial), de maneira colaborativa, no sentido de planejar atividades e estratégias condizentes com as necessidades de cada aluno, buscando de forma efetiva contribuir para o seu processo de ensino e aprendizagem.

ADRIANA SERNAJOTO

O presente relatório é o resultado de um estudo realizado com o tema “atendimento educacional especializado”. O objetivo geral do estudo ficou assim estabelecido: Analisar como funciona o atendimento educacional especializado e como é o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência.  A metodologia para desenvolver do projeto de pesquisa foi qualitativa, com a exploração e analise descritiva dos dados levantados. Os procedimentos técnicos acontecerão mediante aplicação de questionário, pesquisa bibliográfica e documental. A população amostra da pesquisa foi o Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola de Educação Básica Mater Dolorum – Capinzal/SC. O  AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade. Constatamos que o aluno atendido pelo AEE, aprende com recursos e estimulação especificas. O AEE é um serviço que dá condições para o sucesso da inclusão escolar dos alunos. No decorrer do estudo podemos observar que o AEE é de fundamental importância para a eficácia da aprendizagem e deve ser ofertado em todos os níveis de ensino oferecendo atividades diferenciadas e programas que possam suprimir todas as barreiras existentes que impeçam este aluno de fato participar ativamente das aulas. É fundamental o trabalho em equipe (professores do ensino comum e professores de Educação Especial), de maneira colaborativa, no sentido de planejar atividades e estratégias condizentes com as necessidades de cada aluno, buscando de forma efetiva contribuir para o seu processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

01-09-2020

Como Citar

Rosa, D. W., ALEXANDRE, E. K. ., & SERNAJOTO, A. . (2020). ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MATER DOLORUM – CAPINZAL/SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e25707. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/25707

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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