PROMOÇÃO DE SAÚDE NO ATENDIMENTO DE USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS E PROPOSTAS DE CUIDADO INTERDISCIPLINAR ENTRE PROFISSIONAIS DE UBS

Autores

  • Eduarda Nitiele MACEDO
  • Lisandra Antunes de Oliveira

Resumo

Introdução: As Unidades Básicas de Saúde são um dos primeiros contatos dos
indivíduos com o SUS e nesse contexto tem importância fundamental na garantia de
acesso a saúde de qualidade. Diante disso, percebeu-se a necessidade de avaliar
como os serviços de reabilitação estão sendo aprimorados no âmbito da Atenção
Básica e como tem impactado na qualidade de vida dos usuários. Considerando
que por muitas vezes o exercício desse sistema não corresponde com as estratégias
propostas para alcançar os objetivos em prol da saúde da família, buscou-se
informações acerca do entendimento sobre possíveis alterações positivas no
atendimento, na comunicação, na informação e na qualidade do serviço oferecido.
Objetivo: Traçar o perfil dos usuários dos serviços de reabilitação bem como,
identificar as demandas e lacunas nos processos de cuidado interdisciplinar diante
do reconhecimento das necessidades e dificuldades no atendimento das Unidades
Básicas de Saúde (UBS) de São Miguel do Oeste. Método: A pesquisa realizada foi de
pesquisas bibilográficas bem como, pesquisa de dados e estudo quali-quantitativo
através de formulário on-line aplicado em quarenta pessoas residentes no munícipio
de São Miguel do Oeste e que usufruem dos serviços de reabilitação ofertados pelo
Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Resultados:
Identificou-se que o tempo de espera para atendimento dos serviços de reabilitação
tem impactado negativamente no nível de satisfação dos usuários. Inclusive, a baixa
quantidade de profissionais de saúde também tem influenciado desfavoravelmente,
considerando que quanto menos profissionais multidisciplinares estiverem atuando
mais tempo os usuários ficarão aguardando por determinado serviço na fila de
espera, ainda uma equipe multidisciplinar completa irá oferecer um serviço mais
satisfatório e eficiente. A falta de estruturação adequada da atenção primária
inviabiliza o fluxo de atendimentos, haja vista que os usuários acabam superlotando
as unidades de pronto socorro de alta complexidade com condições de baixa
complexidade. Conclusão: Percebe-se que os principais determinantes da
promoção de saúde no atendimento de usuários de serviços de reabilitação estão
diretamente relacionados a gestão das Unidades Básicas de Saúde, a estratégia de
atendimento no que diz respeito ao tratamento pessoal e a conexão criada entreprofissionais de saúde e usuários, ao método de comunicação que se bem
articulado pode proporcionar acolhimento e ações que visem melhorias a partir da
perspectiva dos usuários. Portanto, conclui-se que para atender as peculiaridades
das demandas e promover serviços de reabilitação que sejam coerentes e assertivos,
é necessário que as políticas determinadas para o funcionamento adequado de
cada UBS estejam alinhadas com os objetivos da população, que os profissionais de
saúde busquem capacitação e compreendam a necessidade de problematizar a
realidade de cada Unidade Básica de Saúde afim de alinhar com os gestores
estratégias de potencialização positiva dos processos.
Palavras-chave: Atendimento; Saúde; Serviços de Reabilitação; Unidade Básica de
Saúde.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

MACEDO, E. N., & Oliveira, L. A. de. (2022). PROMOÇÃO DE SAÚDE NO ATENDIMENTO DE USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS E PROPOSTAS DE CUIDADO INTERDISCIPLINAR ENTRE PROFISSIONAIS DE UBS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e32095. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/32095

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

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