AUTISMO: COMO OS PAIS REAGEM FRENTE A ESTE DIAGNÓSTICO?
Resumo
O presente trabalho visa apresentar a visão dos pais de crianças e adolescentes autistas. A pesquisa discute as características dos pais e a dinâmica das interações, buscando relatar aspectos da vida emocional destas famílias frente a este diagnóstico e a inter-relação das dificuldades familiares com a constituição dos papéis parentais. A dificuldade de socialização é uma das características mais marcantes dessa síndrome e o âmbito familiar é ideal para propiciar experiências benéficas de socialização. Quem recebe o diagnóstico é o filho, mas é importante reconhecer que o autismo afeta a família como um todo. Defende a importância de trabalhos desta natureza e seu significado para ampliação da estrutura de vínculos familiares, o que contribuiria para uma melhor evolução destes quadros. Em 1943, Leo Kanner descreveu 11 casos clínicos, que chamou de distúrbios autístico, nos quais enfatizou incapacidade de relacionar-se desde o nascimento, além de insistência na monotonia e respostas incomuns ao ambiente, que incluíam maneirismos motores, estereotipias, resistência à mudança, inabilidade para estabelecer contato afetivo e interpessoal. Após sua descrição diversos estudos sobre o autismo começaram a ser produzidos nas áreas da psiquiatria infantil, da psicologia médica, do desenvolvimento e da psicanálise. Os pais de crianças autistas foram considerados, durante muitos anos, como os principais causadores da desordem que afetava o desenvolvimento de seus filhos. Esta perspectiva abriu possibilidades de investigação, suscitando uma serie de interrogações.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Oliveira, L. A. de, Natã, E., & Marafon, T. (2016). AUTISMO: COMO OS PAIS REAGEM FRENTE A ESTE DIAGNÓSTICO?. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11618
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Pesquisa