PERCEPÇÃO E ENFRENTAMENTO DA COVID-19 POR PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA REGIÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA REGIÃO EXTREMO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Júlia Caroline Crivilatti da Silva
  • Daniele Cristine Beuron

Resumo

Introdução: Com a maioria das atividades presenciais suspensas, desde o mês de
março de 2020, a comunidade escolar e universitária tem readequado sua rotina,
na medida do possível, a fim de minimizar os impactos do isolamento social
decorrente da pandemia da Covid Objetivo: l.Explorar as percepções de docentes
e discentes do curso de Medicina Veterinária de uma Universidade no Extremo
Oeste Catarinense através de entrevistas, frente à pandemia da COVID-19.
Método: A Para o levantamento dos dados quantitativos, foi realizada a
elaboração de um questionário através do google forms com questões fechadas
envolvendo perguntas sobre a continuidade, frequência e formato das aulas além
dos desafios percebidos durante o processo, na qual esses documentos foram
disponibilizados por meio de um link gerado no google forms e compartilhado para
os participantes através do aplicativo WhatsApp e e-mail. Resultados: Como
sabemos a pandemia do COVID-19 foi muito impactante para a maioria das
pessoas, criando sentimentos novos que muitas vezes não são benéficos para a
saúde, nos questionamentos foram ressaltados três sintomas que são os mais
relatados entre os acadêmicos e profissionais da Medicina Veterinária, a
ansiedade, depressão e o estresse. Os principais sentimentos encontrados entre os
pesquisados foram ansiedade e medo, respectivamente (64,7%) e (40%), mais da
metade teve preocupações de perder pessoas próximas (69,4%), e o medo de
transmitir o vírus (17,6%). Se o ensino de forma remota afetou de alguma forma o
processo de ensino e aprendizagem. Nesse estudo 77,8% discordam que “todas as
estratégias educacionais podem ser aplicadas via remota” e 67,8% concordam
que a distância professor-aluno trouxe prejuízos para o aprendizado. Os pontos
positivos proporcionados descritos pelos respondentes foram a valorização da vida,
conhecimento, experiência e esperança devido a flexibilização, inovação,
insegurança e reestruturação deixadas pela pandemia. Conclusão: Com a
obtenção dos resultados foi possível repensar e discutir a influência da tecnologia
no contexto educacional, a adaptação que os professores e estudantes passaram
para conseguir se adequar a realidade e a importância do diálogo entre as
pessoas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNOESC/HUST
- Número do Parecer: 5.613.258
Palavras-chave: Educação; COVID-19; Isolamento Social; Medicina veterinária.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

da Silva, J. C. C., & Beuron, D. C. (2022). PERCEPÇÃO E ENFRENTAMENTO DA COVID-19 POR PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA REGIÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA REGIÃO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e32084. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/32084

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

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