ESTUDO QUALI-QUANTITATIVO DE MICRORGANISMOS DETERIORANTES PRESENTES EM SILAGENS PRODUZIDAS NO EXTREMO-OESTE CATARINENSE. IMPACTO NA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA.

Autores

  • Daniele Cristine Beuron
  • Ester Antonia Bianchet
  • Eliandra Mirlei Rossi

Resumo

A produção de silagem até o produto final e fornecido aos animais apresenta vários impasses que implicam em qualidade química e microbiológica, favorecendo assim o crescimento de microrganismos indesejáveis, alterando a bioquímica do valor nutricional do alimento fornecido na dieta, além de grande relevância quanto à presença de microrganismos patogênicos em silagens sobre os produtos lácteos produzidos. O objetivo do presente trabalho foi quantificar isolar, e identificar a população dos principais microrganismos considerados deteriorantes e nocivos presentes em amostras de silagem de milho produzidas na região Extremo-oeste de Santa Catarina. O estudo foi realizado no período de março de 2017 a março de 2018, através de um estudo quali-quantitativo no Laboratório de Microbiologia (LAMIVET), posteriormente os dados foram tabulados. Os resultados apontaram a presença e variação de microrganismos em log UFCg-1 de silagem como Clostridium butyricum, Lactobacillus sp, enterobactérias e Bacillus cereus. A contagem de leveduras e clostrídios, além das enterobactérias encontradas permitiram observar que a presença destes microrganismos pode influenciar negativamente a qualidade da silagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Beuron, D. C., Bianchet, E. A., & Rossi, E. M. (2018). ESTUDO QUALI-QUANTITATIVO DE MICRORGANISMOS DETERIORANTES PRESENTES EM SILAGENS PRODUZIDAS NO EXTREMO-OESTE CATARINENSE. IMPACTO NA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18738

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>