POLTRONA XOTE

Autores

  • Gabriel Rodrigo Both UNOESC
  • Daniela Bernardi UNOESC
  • Lidiane Camiloti UNOESC
  • Andrei Kasper
  • Fabio Renner Mingori UNOESC
  • Eduardo Cipriani SCHWENGBER Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: Durante o decorrer do terceiro semestre do curso de Design da Unoesc, campus de Pinhalzinho, foi proposta o desenvolvimento de um móvel como temática para o componente de Projeto II. Resultado da análise de uso de uma cadeira de balanço tradicional, a Poltrona Xote é consequência de um estudo pautado em unir as essências do design escandinavo e brasileiro. Inspirado pela cultura brasileira, o projeto conceituou-se no resgate dos valores da arte brasileira evidenciando os valores criativos do design nacional visando sua inclusão no mercado contemporâneo. Objetivo: Conceber um produto simples com valor comercial e qualidade estética que supra necessidades de uso diário, exaltando a brasilidade. Método: Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizado do método Löbach (2001), Bases para a configuração dos produtos industriais. Este método de desenvolvimento de produtos prevê quatro fases distintas, sendo elas: Fase de preparação, Fase de Geração, Fase de Avaliação e Fase de Realização. Resultados: Obteve-se um projeto passível de reprodução industrial e atrelado a forma de venda e consumo atual. Como resultado prático da aplicação da teoria, um mockup inicial de média fidelidade foi desenvolvido e servirá de base para análise da continuidade do projeto. Conclusão: A Poltrona Xote se apresenta como uma solução estética-funcional, em um equilíbrio perfeito entre desejo e necessidade. Adequada a ambientes diversos, é um produto atemporal e com uma identidade particular que se destaca e a diferencia dentro de um mercado cheio de padrões e com produtos semelhantes. O projeto apresenta a necessidade de desenvolvimento de novos mockups e protótipos, bem como testes de uso e aplicabilidade, mas carrega evidente potencial comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Cipriani SCHWENGBER, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor cursos Design - Unoesc São Miguel do Oeste, Campus Aproximado de Pinhalzinho; e Arquitetura e Urbanismo - Campus Unoesc São Miguel e Campus Unoesc Chapecó.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Both, G. R., Bernardi, D., Camiloti, L., Kasper, A., Mingori, F. R., & SCHWENGBER, E. C. (2022). POLTRONA XOTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, e32041. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/32041

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino