MÓVEL MULTIFUNCIONAL PARA ESTUDOS
Resumo
A alfabetização tem fundamental importância no desenvolvimento intelectual de todas as pessoas, fazendo-se necessária a utilização de mobiliário escolar adequado para as atividades a serem realizadas, como a postura adotada pelo aluno nesse período, interferindo no desenvolvimento físico deles, para que, assim, os períodos prolongados de uso não se tornem motivo de desatenção e dificuldades, mas que sejam prazerosos e estimulantes para o desenvolvimento pedagógico. A preocupação com a ergonomia e o conforto dos usuários motivou este estudo e confirmou-se após a aplicação de pesquisa de campo com alunos entre 8 e 12 anos, dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental de escola pública estadual e municipal. Estruturada de forma qualitativa e quantitativa, a entrevista permitiu um detalhamento amplo sobre diversos pontos de vista dos informantes e proporcionou maior compreensão dos problemas abordados. Utilizou-se a metodologia de Bernd Löbach na estruturação do projeto, oferecendo um campo de apoio para as pesquisas e avaliações no desenvolvimento do estudo. Conceituar um projeto demanda atenção aos detalhes que compõem o produto e sua utilização, e, para tal, o conceito deste estudo teve base na história da coruja, considerada símbolo da inteligência, sabedoria e conhecimento, criando, dessa forma, uma ligação estética e afetiva do usuário para com o produto, na ergonomia e na segurança oferecidas aos alunos. Utilizou-se a analogia com a forma da coruja para a elaboração das novas propostas para o mobiliário escolar; analisou-se também alguns sistemas de regulagem para os pés da cadeira. A proposta definida apresenta, na mesa, o contorno da área dos olhos no tampo superior, com espaço para lápis, garrafinha e lixos pequenos, e no inferior, que serve como porta-livros; os pés da mesa apresentam o formato curvo do bico, já a cadeira possui o formato do corpo da coruja no encosto, com uma curva na parte superior que serve de apoio à mochila; no assento foi utilizada a forma do rosto e para os pés da cadeira foi utilizado um sistema de regulagem por parafusos, de fácil manuseio, adequando-se a altura da cadeira para todos os alunos. A aplicação das diversas ferramentas do design tornou-se um diferencial no projeto, possibilitando atender os objetivos propostos da melhor forma possível, oferecendo aos alunos muito mais do que um novo produto, mas um mobiliário pensado para eles, atendendo as necessidades apresentadas e propiciando funções estéticas, funcionais e simbólicas adequadas ao tema em questão.
Palavras-chave: Design. Conforto. Ergonomia.