PROJETO DE CALÇADO: DESENVOLVIMENTO DE UM TÊNIS PARA A MARCA DRAY PARA A PRÁTICA DA CORRIDA

Autores

  • Daniela Bernardi
  • Lidiane Camiloti
  • Alan Cesar Pappis

Resumo

O conceito de inovação tem desempenhado papel fundamental como forma de obter maior grau de competitividade nas empresas. Buscou-se, neste trabalho, avaliar como a inovação tecnológica está relacionada à liderança de mercado no segmento de calçados esportivos no Brasil. O objetivo principal com este estudo foi o desenvolvimento de um calçado apropriado para a prática de corridas e maratonas, visando aumentar a capacidade de rendimento do atleta, tornando-o mais saudável e eficiente, inserindo a marca Dray nesse mercado. Buscou-se aprofundar diferentes conceitos de inovação, possíveis estratégias que podem ser adotadas, além da caracterização da dinâmica do P&D nas empresas. O método de pesquisa utilizado foi o grupo de foco e teve caráter qualitativo; o grupo expôs todas as situações pertinentes à prática da corrida, chegando a um bom número de informações para o desenvolvimento. A pesquisa é um estudo de caso único, tendo como unidade de análise a indústria de calçados Dray. A análise dos dados resultou em evidências que comprovam que a gestão da inovação relacionada à implementação de novos processos, produtos e serviços contribui para a melhora efetiva da competitividade. Foi desenvolvido um modelo de calçado para corrida, no qual aplicaram-se quesitos de ergonomia e leveza e formas diferenciadas inspiradas nas formas do tornado.

Palavras-chave: Tênis. Running. Eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Bernardi, D., Camiloti, L., & Pappis, A. C. (2015). PROJETO DE CALÇADO: DESENVOLVIMENTO DE UM TÊNIS PARA A MARCA DRAY PARA A PRÁTICA DA CORRIDA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8430

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>