PROJETO DE CALÇADO: DESENVOLVIMENTO DE UM TÊNIS PARA A MARCA DRAY PARA A PRÁTICA DA CORRIDA
Resumo
O conceito de inovação tem desempenhado papel fundamental como forma de obter maior grau de competitividade nas empresas. Buscou-se, neste trabalho, avaliar como a inovação tecnológica está relacionada à liderança de mercado no segmento de calçados esportivos no Brasil. O objetivo principal com este estudo foi o desenvolvimento de um calçado apropriado para a prática de corridas e maratonas, visando aumentar a capacidade de rendimento do atleta, tornando-o mais saudável e eficiente, inserindo a marca Dray nesse mercado. Buscou-se aprofundar diferentes conceitos de inovação, possíveis estratégias que podem ser adotadas, além da caracterização da dinâmica do P&D nas empresas. O método de pesquisa utilizado foi o grupo de foco e teve caráter qualitativo; o grupo expôs todas as situações pertinentes à prática da corrida, chegando a um bom número de informações para o desenvolvimento. A pesquisa é um estudo de caso único, tendo como unidade de análise a indústria de calçados Dray. A análise dos dados resultou em evidências que comprovam que a gestão da inovação relacionada à implementação de novos processos, produtos e serviços contribui para a melhora efetiva da competitividade. Foi desenvolvido um modelo de calçado para corrida, no qual aplicaram-se quesitos de ergonomia e leveza e formas diferenciadas inspiradas nas formas do tornado.
Palavras-chave: Tênis. Running. Eficiência.