PROJETO: OFICINA DE DANÇA NO CONTEXTO CULTURAL
Resumo
Introdução: A dança estimula a criatividade, desperta o respeito à diversidade e promove harmonia aos que a praticam. A modalidade também desenvolve valores morais, autoconfiança, inteligência e potencializa diferentes formas de superação os processos estabelecidos pela vida na sociedade, pelos adolescentes. Diante desta perspectiva, um projeto de evento foi desenvolvido, por meio do componente de Tópicos Avançados em Eventos Esportivos, intitulado: oficina de dança no contexto cultural. Objetivo: Objetivou-se desenvolver um projeto para uma oficina de dança que promovesse o respeito mútuo de forma lúdico-recreativa e divertida, proporcionando vivências corporais diversificadas e o conhecimento do próprio corpo, visando alcançar a competência de analisar, avaliar e intervir com qualidade na atividade acadêmico-profissional. Método: O presente projeto foi organizado a partir do trabalho com a segunda unidade temática do componente, chamada organização de eventos, que estudou as tipologias e fases de um evento, seus principais conceitos e a anatomia de um projeto de eventos. Como forma de aplicabilidade conceitual, a proposta foi à elaboração do projeto de evento para a oficina de dança para adolescentes, com as práticas de samba, forró, carimbó, danças ítalo-alemãs e frevo. O projeto constituiu-se de muito estudo, pois apresentou justificativa, objetivos, desenvolvimento metodológico, escolha do local, público alvo, recursos, cronograma e avaliação. Resultados: Observou-se, a partir da elaboração do projeto que, o mesmo poderia efetivamente ser ofertado como proposta de evento em toda a região, para um amplo público adolescente, pois preocupou-se em mostrar a importância e os benefícios de uma prática saudável de exercícios pela dança, bem como propôs um olhar mais abrangente com relação aos diferentes estilos de dança. Conclusão: Diante da proposta desafiadora lançada pelo componente de Tópicos Avançados em Eventos Esportivos e frente a escolha da temática, pode-se perceber o quão significativa é a relação teoria-prática, de estudo conceitual e aplicabilidade, o que contribui consideravelmente para o processo de ensino-aprendizagem e trás maior segurança para as futuras atividades no campo de atuação. Acredita-se que de fato o projeto elaborado, se aplicado, contribuiria para com a qualidade de vida de inúmeros sujeitos, pois tudo pautou-se em um processo de planejamento, que é primordial para o sucesso de um evento.