RECREAÇÃO E LAZER: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Evandro da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Dara Claudia de Oliveira Ferrasso Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gabriel Ritter Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • João Gabriel Miotto Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: O tema recreação, trabalhado no componente curricular de Recreação e Lazer, oportunizou aos autores deste, discutir sobre ambientes de trabalho e tempo de recreação, analisando que a busca pelo desenvolvimento e melhora do clima organizacional e do trabalho em equipe é um dos desafios recorrentes de muitas empresas. Objetivando resolver questões como essas, muitas organizações estão procurando nas dinâmicas em grupos junto à natureza, melhorar estes aspectos, valorizando e desenvolvendo o espírito de companheirismo, visto que, trabalho em grupo contínuo entre equipes, é um desafio. Atividades para fortalecimento e entrosamentos de seus colaboradores, podem contribuir para melhora nos resultados finais. Estudos sobre recreação no ambiente organizacional, com foco na promoção da saúde neste ambiente, remetem à resultados positivos tanto para a organização empresarial em si, quanto ao colaborador, este último, na melhoria da qualidade de vida. Diante do proposto, percebeu-se ainda que a recreação vem sendo empregada como ferramenta para alcançar determinados enfoques educativos e terapêutico em diferentes áreas de atuação, em específico nas organizações, o que gerou o interesse dos autores pelo desenvolvimento do presente projeto. Objetivo: Objetivou-se apresentar a um grupo acadêmico, uma proposta prática de atividades elaboradas a fim de ser usada em um ambiente externo, ao ar livre e junto a natureza, como trabalho do componente curricular, visando uma experiência real de recreação e lazer. Método: Trabalhou-se com um total de 33(trinta e três) acadêmicos da segunda fase, com idades entre 19(dezenove) e 37(trinta e sete) anos. Durante cerca de 10 minutos, foram apresentados 04(quatro) atividades onde foram possibilitadas as seguintes atividades: após formado uma única fila com os presentes, foi realizado: 01)uma corrida em volta da quadra do centro esportivo; 02) caminhada em cima da trave de ginástica, simulando um tronco de árvore sobre um riacho; 03) separados em equipes de cinco a seis pessoas escolhidos aleatoriamente, foi proposto para cada grupo que deveriam atravessar um determinado ponto (simulando um riacho), sendo que somente duas pessoas do grupo poderiam ter contato com a água (fictício) e os demais deveriam ser deslocados até o outro ponto; e 04) utilizando-se novamente da trave de ginástica, os grupos deveriam indicar um componente para que ficasse de costas para o grupo e com braços cruzados junto ao peito e na contagem regressiva, sendo amparado pelos companheiros. Nesta dinâmica, trabalhou-se principalmente o tema Recreação, num formato a ser aplicado junto a natureza, para grupos pequenos. Resultados: Os resultados puderam ser observados à partir da interação dos acadêmicos durante o desenvolvimento das atividades propostas em aula, bem como a melhora do trabalho em equipe, espírito de grupo, liderança e capacidade de resolução de situações problemas. Conclusão: Ao fim das atividades propostas, foi possível concluir que os acadêmicos se engajaram nos desafios apresentados, elevando a capacidade de trabalho em grupo, na resolução de situações problemas. Ao experimentar as situações propostas, os participantes puderam expressar comportamentos e valores, além de proporcionar aos organizadores da presente atividade, vivência na área de atuação Profissional da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

da Silva, E., Claudia de Oliveira Ferrasso, D., Ritter, G., & Miotto, J. G. (2022). RECREAÇÃO E LAZER: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31792. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31792

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)