PROJETO MENOS TELA

Autores

  • Andressa Cristiane Hamester Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Caroline Berté Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Dara Claudia de Oliveira Ferrasso Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas, ajudando cotidianamente, economizando tempo e facilitando a comunicação, contudo, não apenas tem-se pontos positivos, já que com isso, observa-se o agravamento do sedentarismo. O uso tecnológico excessivo pode provocar desequilíbrios orgânicos, isolamento do mundo real, despersonalização, ansiedade e depressão, impedindo o desenvolvimento e amadurecimento afetivo, físico, cognitivo e social de crianças e adolescentes. Diante desta problemática, um projeto de evento foi desenvolvido, por meio do componente de Tópicos Avançados em Eventos Esportivos, intitulado: menos telas. Objetivo: Desenvolver um projeto recreativo, através de jogos e brincadeiras lúdicas, despertando o interesse de crianças e pré-adolescentes para a interação social, visando alcançar a competência de analisar, avaliar e intervir com qualidade na atividade acadêmico-profissional. Método: O presente projeto foi organizado a partir do trabalho com a segunda unidade temática do componente, chamada organização de eventos, que estudou as tipologias e fases de um evento, seus principais conceitos e a anatomia de um projeto de eventos. Como forma de aplicabilidade conceitual, a proposta foi à elaboração do projeto de evento para crianças e pré-adolescentes, com atividades lúdicas e jogos de variados para as respectivas faixas etárias. O projeto constituiu-se de muito estudo, pois apresentou justificativa, objetivos, desenvolvimento metodológico, escolha do local, público alvo, recursos, cronograma e avaliação. Resultados: Verificou-se, a partir da elaboração do projeto que, o mesmo poderia efetivamente ser ofertado como proposta de evento no município e região, pois preocupou-se em mostrar a importância e os benefícios de se viver cada etapa da vida, sem os impactos excessivos das telas, com valorização real à interação social. Conclusão: Diante da proposta desafiadora lançada pelo componente de Tópicos Avançados em Eventos Esportivos e frente a escolha da temática, pode-se perceber o quão significativa é a relação teoria-prática, de estudo conceitual e aplicabilidade do mesmo, o que contribui consideravelmente para o processo de ensino-aprendizagem e trás maior segurança para as futuras atividades no campo de atuação. Acredita-se que de fato o projeto elaborado, se aplicado, contribuiria para com a qualidade de vida de inúmeros sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Hamester, A. C., Berté, C., & Claudia de Oliveira Ferrasso, D. (2022). PROJETO MENOS TELA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31813. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31813

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)