O CLIMA ESCOLAR, AS RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA E OS CONFLITOS INTERPESSOAIS: MAPEANDO PESQUISAS ACADÊMICAS

Autores

  • Nataly Rubio Peñafiel Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Roseli Schafer Rauscher Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-9289-4627

Resumo

Introdução: As instituições escolares são corresponsáveis pela promoção do bem-estar social de seus alunos. Oportunizar um ambiente harmonioso envolve avaliações, mediações e intervenções constantes. Nesse sentido, as pesquisas sobre o clima escolar têm se destacado.  Objetivo:  Analisar o que pesquisas acadêmicas, particularmente dissertações, disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, tem enfatizado a respeito do clima escolar nas relações de convivência e, por conseguinte, na produção de conflitos interpessoais. Método: A pesquisa realizada se caracteriza como um estudo de revisão, estado do conhecimento, de abordagem qualitativa. O recorte temporal foi o período de 2010 a 2020. Identificou-se 62 dissertações. Considerando a quantidade de estudos, aplicou-se critérios de inclusão e exclusão, resultando na seleção de 17 dissertações para constituir o corpus de análise. No decorrer da análise, identificou-se um aspecto marcante relacionado à gestão do clima escolar e seus impactos no ambiente educacional. Considerando essa categoria maior, os trabalhos selecionados foram organizados em cinco subcategorias: Gestão da Unidade Escolar com os docentes; Gestão da Unidade Escolar com os alunos; Gestão da Unidade Escolar com as famílias; Docentes e alunos; e por último, Relação entre pares. Resultados: A análise das produções reforça que o processo educativo escolar precisa oportunizar experiências formativas curriculares, mas também, processos de convivência. Quando a gestão assume, como uma de suas metas, a promoção da qualidade de relações interpessoais, criando laços de confiança, relações de amizade, simpatia e troca mútua, verificam-se benefícios no clima escolar, na formação humana e no sucesso da instituição educativa.  Conclusão: Evidenciou-se que as pesquisas estiveram inclinadas, em maior proporção, ao foco das relações interpessoais voltadas para o aluno e ao clima escolar em geral, em comparação às publicações dirigidas às relações interpessoais com o docente e com a família dos estudantes.

Palavras-chave: Clima escolar; Convivência; Conflitos interpessoais; Gestão escolar.

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Biografia do Autor

Nataly Rubio Peñafiel, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Discente do Curso de Psicologia. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Auxiliar de Pesquisa.

Roseli Schafer Rauscher, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestre em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação- PPGEd. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Colaboradora da Pesquisa.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pós-Doutora em Psicologia e Ciências da Educação. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Responsável pelo projeto de pesquisa.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Rubio Peñafiel, N., Rauscher, R. S., & Trevisol, M. T. C. (2022). O CLIMA ESCOLAR, AS RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA E OS CONFLITOS INTERPESSOAIS: MAPEANDO PESQUISAS ACADÊMICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31930. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31930

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa