O CLIMA ESCOLAR, AS RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA E OS CONFLITOS INTERPESSOAIS: MAPEANDO PESQUISAS ACADÊMICAS
Resumo
Introdução: As instituições escolares são corresponsáveis pela promoção do bem-estar social de seus alunos. Oportunizar um ambiente harmonioso envolve avaliações, mediações e intervenções constantes. Nesse sentido, as pesquisas sobre o clima escolar têm se destacado. Objetivo: Analisar o que pesquisas acadêmicas, particularmente dissertações, disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, tem enfatizado a respeito do clima escolar nas relações de convivência e, por conseguinte, na produção de conflitos interpessoais. Método: A pesquisa realizada se caracteriza como um estudo de revisão, estado do conhecimento, de abordagem qualitativa. O recorte temporal foi o período de 2010 a 2020. Identificou-se 62 dissertações. Considerando a quantidade de estudos, aplicou-se critérios de inclusão e exclusão, resultando na seleção de 17 dissertações para constituir o corpus de análise. No decorrer da análise, identificou-se um aspecto marcante relacionado à gestão do clima escolar e seus impactos no ambiente educacional. Considerando essa categoria maior, os trabalhos selecionados foram organizados em cinco subcategorias: Gestão da Unidade Escolar com os docentes; Gestão da Unidade Escolar com os alunos; Gestão da Unidade Escolar com as famílias; Docentes e alunos; e por último, Relação entre pares. Resultados: A análise das produções reforça que o processo educativo escolar precisa oportunizar experiências formativas curriculares, mas também, processos de convivência. Quando a gestão assume, como uma de suas metas, a promoção da qualidade de relações interpessoais, criando laços de confiança, relações de amizade, simpatia e troca mútua, verificam-se benefícios no clima escolar, na formação humana e no sucesso da instituição educativa. Conclusão: Evidenciou-se que as pesquisas estiveram inclinadas, em maior proporção, ao foco das relações interpessoais voltadas para o aluno e ao clima escolar em geral, em comparação às publicações dirigidas às relações interpessoais com o docente e com a família dos estudantes.
Palavras-chave: Clima escolar; Convivência; Conflitos interpessoais; Gestão escolar.