EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, POSSIBILIDADES E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Vanessa S. Pescador Unoesc Chapecó
  • Marineiva Moro Campos de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: A Educação em contexto Não Escolar (ENE) coexiste com a Educação escolar, porém seu reconhecimento e desenvolvimento são fragilizados, decorrente dessa fragilidade, em muitas situações, a ENE é realizada com ausência de uma proposta pedagógica para conduzir as atividades educativas, assim como é nos espaços educacionais definidos como formais. Objetivo: Investigar as concepções e fundamentos das propostas pedagógicas do Programa Arte Cidadã da Fundação Cultural e do Programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social (SEASC), que orientam as práticas de ensino no contexto de Educação Não Escolar no município de Chapecó-SC. Método:  O caminhar metodológico deu-se de forma qualitativa, pela via da revisão bibliográfica por meio da busca de teses e dissertações no depositório da Capes entre o ano de 2015 à 2022, além de análise documental, tendo como corpus documental o PPP da Fundação Cultural e Documentos do Governo, Programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Resultados: Destacamos na revisão bibliográfica um recorte com 17 trabalhos selecionados no depositório de Teses e Dissertações da Capes, observando que o tema, propostas pedagógicas na Educação Não Escolar encontra-se fragilmente discutido. Analisando os documentos, PPP da Fundação Cultural, encontramos uma proposta pedagógica, ainda tímida, e no programa da Assistência Social, não há uma proposta pedagógica específica, esta segue os Documentos do Governo. Conclusão: Destacando em síntese, as fragilidades identificadas primeiramente nas produções correlatas, devido ao ecletismo conceitual que limita a definição do conceito específico para educação não escolar. Ainda, que há necessidade de produções que dialoguem sobre as organizações pedagógicas nos espaços de educação não escolar, possibilitando ampliar as compreensões das contribuições desses espaços para a formação humana, além de demandar produções que permitam pensar propostas pedagógicas orientadoras das ações desenvolvidas nesses espaços para além do assistencialismo.

Palavras-chave: Educação Não Escolar. Trabalho Pedagógico. Espaços Não Escolares.

 

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Pescador, V. S., & Moro Campos de Oliveira, M. (2022). EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, POSSIBILIDADES E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31902. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31902

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

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