A ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL: ESTUDO COMPARATIVO DE CASOS EM DUAS EMPRESAS INDUSTRIAIS DE MÉDIO PORTE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Nelson Santos Machado Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria Vitória Anschau Sperry Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Resumo

Introdução: Estudar a estratégia em sua concepção econômica e racional tem sua validade comprovada, mas não dá conta da complexidade que envolve colocá-la em curso por meio das diversas camadas que a compõe, do topo à base. Objetivo: O estudo analisa como ocorre o processo de formação da estratégia em duas empresas industriais de médio porte na região do oeste de Santa Catarina, a partir dos pressupostos da Estratégia como Prática Social. Método: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e interpretativo, com o método de estudo de casos em duas empresas industriais. A coleta de dados ocorreu com base em pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com os fundadores/dirigentes das empresas em estudo. Os dados foram tratados com base na técnica de análise de conteúdo. Resultados: A descrição da trajetória histórica das duas empresas permitiu compreender a interrelação entre os praticantes, as suas práticas e práxis. Estas duas médias empresas industriais estão no mercado há 30 anos ou mais, com resultados significativos e crescentes ao longo do tempo. Ambas iniciaram processo planejado de sucessão empresarial familiar. Os fundadores e ainda dirigentes principais vieram da agricultura, sem formação superior, autodidatas, entusiastas e empreendedores. Dão especial atenção às pessoas e às tecnologias de automação para garantir atendimento diferenciado aos seus clientes. Os praticantes interagem de forma sistemática em reuniões nos diferentes níveis organizacionais. Embora a direção tome as decisões mais estratégicas, os elementos para tal são obtidos na interação dos praticantes com as tecnologias da informação. A prática está presente na padronização das rotinas, com espaço para que a práxis permita encontrar soluções para problemas do dia a dia. Conclusão: Os atores sociais e suas práticas e práxis, por meio de tecnologias e ferramentas disponíveis, são peças-chave para o planejamento e a gestão estratégica das duas empresas. A estratégia, por si só, por mais bem descrita no papel, só inunda a organização e se materializa pelas pessoas, em suas práticas e práxis cotidianas e tem uma participação significativa no longevo sucesso e evolução destas duas empresas.

Palavras-chave: Estratégia como Prática Social; Planejamento Estratégico; Pequenas e médias empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC); Mestre em Administração (UFSC); Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da Unoesc

Maria Vitória Anschau Sperry, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Discente do Curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Machado, N. S., & Sperry, M. V. A. (2022). A ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL: ESTUDO COMPARATIVO DE CASOS EM DUAS EMPRESAS INDUSTRIAIS DE MÉDIO PORTE DO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31841. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31841

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>