PROGRAMA INTEGRADO DE APRENDIZAGEM NA OITAVA E NOVA FASES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNOESC CHAPECÓ
Resumo
Este estudo visou à implantação de Programa Integrado de Aprendizagem no curso de Administração da Unoesc Chapecó, integrando as disciplinas de Empreendedorismo e Negociação, na oitava fase, e Administração de Projetos e o Componente Curricular Complementar (CCC) II, na nona fase, para propiciar aos alunos, organizados em sete grupos, a experiência de construírem projetos de viabilidade, considerando os estudos de mercado, técnico e econômico-financeiro. A articulação ficou por conta do CCC II, que organizou a estrutura e a metodologia de trabalho, os momentos integrativos, bem como a integração do sistema de avaliação. A coleta e análise dos dados adotou enfoque científico e gerencial, com o uso do software MakeMoney. A avaliação integrada ocorreu de forma parcial, ao final dos estudos de mercado e técnico, e final com o seminário de avaliação dos projetos, após a finalização do estudo econômico-financeiro e do relatório. Os sete grupos apresentaram seus projetos a uma banca composta pelos professores das disciplinas e um membro externo vinculado à empresa de consultoria especializada neste tipo de projeto. Dos sete projetos, seis se mostraram viáveis, com algumas ressalvas da banca, e um inviável, em função dos elevados investimentos, sem o retorno esperado. Este Programa Integrado de Aprendizagem alcançou os objetivos traçados, em função de fomentar a integração e articulação de diversos conteúdos profissionalizantes em torno de uma experiência prática, como forma de superar a elevada fragmentação presente na educação superior nas IES brasileiras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Machado, N. S., & Basso, C. de A. M. (2017). PROGRAMA INTEGRADO DE APRENDIZAGEM NA OITAVA E NOVA FASES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNOESC CHAPECÓ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/15053
Edição
Seção
Chapecó - Ensino